Com certeza você já se deparou com algum negócio Freemium — e até mesmo se tornou assinante de um.
Além de ter se tornado bastante popular nos últimos anos, esse modelo também pode ser aplicado em diferentes setores e públicos, tornando-o ainda mais conhecido entre os consumidores.
Se você ainda não sabe do que estamos falando, venha conosco nesse conteúdo! Descubra o que é o Freemium, suas vantagens e muito mais.
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também:
O que é Freemium?
O Freemium é um modelo de negócio no qual a empresa oferece um serviço ou produto gratuitamente, mas também oferta pacotes pagos e com acesso a funcionalidades avançadas. Isso pode ser: serviços adicionais, mais personalização, remoção de anúncios e entre outros.
Dessa forma, as empresas conseguem atrair uma grande base de usuários e ainda gerar receita a partir de uma parcela dessas pessoas que decidem fazer o upgrade para a versão paga.
Quais as vantagens de investir no Freemium?
A principal vantagem de investir no modelo de negócio Freemium é justamente atrair uma grande base de usuários, permitindo que a empresa cresça rapidamente e conquiste maior reconhecimento de marca.
Por exemplo, o YouTube possui cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente.
Além disso, o modelo de negócio funciona como uma estratégia de conversão para versões pagas, por permitir que o usuário veja o valor do produto na prática e, com o tempo, se interesse em ter acesso aos recursos avançados e pagos.
Outros benefícios do Freemium são:
-
Baixo custo de aquisição de clientes;
-
Coleta de feedbacks e melhoria contínua;
-
Potencial de crescimento viral;
-
Alta escalabilidade;
-
Modelo de negócio flexível.
Quais são os riscos desse modelo de negócio?
Por mais que o Freemium ofereça os benefícios citados anteriormente, é importante também destacar que esse modelo possui alguns riscos e desafios, que podem afetar a lucratividade do negócio.
O principal é a baixa conversão para usuários pagantes! Se essa taxa for muito baixa, a empresa pode não gerar receita suficiente para cobrir os custos operacionais.
Então, é preciso pensar nas funcionalidades gratuitas que devem ser disponibilizadas gratuitamente para tornar seu produto atraente, mas ainda reservar algumas que convençam o usuário de adquirir os recursos pagos.
Inclusive, a subvalorização do produto também é um desafio para as empresas que investem no modelo Freemium. Afinal, você corre o risco dos usuários não perceberem o valor real do serviço e não veem motivos para pagar pela versão premium.
Os negócios também podem enfrentar esses desafios:
-
Dificuldade de monetização;
-
Concorrência e saturação do mercado;
-
Ciclo de vendas mais longo.
Como implementar o modelo Freemium em uma empresa?
Os desafios acima podem ser superados com a criação de um modelo de negócio estratégico e bem elaborado.
Nesse caso, seu primeiro passo deve ser entender quem é o público-alvo daquele serviço e quais são as suas necessidades.
Isso permite identificar os diferentes perfis de usuários e segmentar melhor o que oferecer na versão gratuita (para atrair) e no plano premium (para converter).
Inclusive, esse deve ser seu segundo passo: definir as funcionalidades gratuitas e pagas, encontrando um equilíbrio entre elas para conseguir driblar os riscos acima.
Além disso, possua uma proposta de valor clara, comunicando de forma transparente e convincente os benefícios da versão premium em relação à gratuita. Afinal, o usuário precisa entender o que ele ganha ao fazer o upgrade.
Invista também na estratégia de marketing e crie planos com preços atraentes, por exemplo, com diferentes níveis ou descontos para assinaturas anuais.
5 exemplos de negócios Freemium
Veja abaixo alguns que selecionamos para você entender de uma vez o que é o Freemium e como esse negócio funciona na prática:
1. Spotify
O Spotify é uma plataforma de streaming na qual qualquer usuário pode escutar suas músicas favoritas sem pagar nada… Mas, há anúncios durante a execução dos conteúdos e você precisa estar conectado na internet.
Por outro lado, ao assinar a versão premium, você se livra dos anúncios e ainda pode salvar os conteúdos para escutar quando e onde quiser!
Como resultado dessa estratégia, a empresa atualmente possui 615 milhões de usuários ativos, sendo 239 milhões assinantes da versão premium.
2. Dropbox
Esse serviço de armazenamento de dados em nuvem está disponível gratuitamente para todos os usuários, mas com um limite máximo de até 2 TB de espaço.
Contudo, os assinantes podem expandir essa capacidade sempre que precisarem, ajustando o seu plano conforme esse aumento na demanda.
3. Google Meet
Com o Google Meet, você consegue realizar videochamadas gratuitas com vários usuários, mas suas reuniões possuem o tempo máximo de uma hora — sempre que tiver mais de dois participantes.
Além de não ter esse limite de duração, na versão paga você também possui acesso a outros recursos: como gravação da chamada, controle de participação e muito mais.
Entendeu como funciona o Freemium? Compartilhe esse modelo de negócio com outros gestores e avalie sua aplicação para sua empresa!