Você ainda não usa o Diagrama de Ishikawa em sua gestão?
Com essa ferramenta, as empresas conseguem obter uma visão mais ampla das causas dos problemas enfrentados, encontrando uma solução mais rápida e eficiente para cada um deles.
Através da reunião de time e trocas de ideias, você preencherá o Diagrama de Ishikawa e poderá descobrir até mesmo dificuldades jamais imaginadas. Venha conosco nesse artigo e saiba mais!
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O que é o diagrama de Ishikawa?
O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de qualidade usada para identificar e analisar as causas de um problema específico. Desenvolvida em 1960 por Kaoru Ishikawa, o diagrama possui o formato de espinha de peixe e ajuda os gestores a enxergarem a origem de alguns problemas e desafios enfrentados por seu negócio — e a encontrar também a solução para eles!
Isso é possível, pois a partir da visualização visual desse problema e, principalmente, das suas causas, o gestor consegue enxergar as diferentes áreas que podem estar contribuindo para sua continuidade.
Para que serve essa ferramenta?
Os gestores de qualidade adotam o Diagrama de Ishikawa para identificar, organizar e analisar as causas potenciais de um problema específico.
Com isso, a equipe obtém uma perspectiva mais ampla sobre esses problemas, facilitando a criação de soluções que realmente vão atingir a raiz de tudo — e evitar sua reincidência.
A visualização das relações entre o problema e suas causas também torna a análise mais estruturada e compreensível, acelerando esse processo de levantamento de soluções.
Sem falar que isso possibilita (e incentiva) a integração dos setores, o que é benéfico para sua empresa na totalidade, impactando positivamente outros resultados e até mesmo a solução de outros problemas.
Como funciona o diagrama de Ishikawa?
Para colocar essa estratégia em prática, o primeiro passo é determinar qual problema será analisado — você deve colocá-lo na cabeça do seu peixe — e, em seguida, iniciar uma busca por suas principais causas.
O Diagrama de Ishikawa usa os 6Ms para encontrar essas origens, proporcionando uma visão mais ampla do desafio e até mesmo permitindo que o gestor e seu time encontrem a causa-raiz para todo o problema.
Vamos entender quais são os 6Ms e como realmente aplicar essa ferramenta durante suas reuniões de equipe e sessões de brainstormings.
1. Método
Momento de analisar os procedimentos e atividades e a relação entre eles e o problema enfrentado, entendendo quais estão afetando os resultados da sua empresa.
2. Máquina
Refere-se às ferramentas e equipamentos usados durante o processo, que podem estar influenciando na ocorrência do problema analisado.
3. Medida
São as métricas usadas pela empresa para analisar os resultados obtidos durante e depois do processo. A avaliação dessas medidas é importante, pois o controle e monitoramento realizado pelos gestores pode estar sendo errado, contribuindo para a continuidade do problema.
4. Meio Ambiente
Nesse caso, você deve avaliar as condições ambientais da área de produção e todo o local de trabalho, que podem estar impactando no processo, como ruídos excessivos, iluminação deficiente, umidade ou demais fatores.
5. Material
A qualidade e procedência das matérias-primas e insumos adotados por sua empresa também podem estar contribuindo para a propagação desse problema. Além disso, é preciso averiguar o armazenamento desses materiais e o uso pelos funcionários.
6. Mão de Obra
Por fim, temos a base de toda a empresa: os funcionários. Ainda que sejam fundamentais para a operação do negócio, essa também pode ser a origem do seu problema, visto que a má execução de uma atividade pode impactar todo o processo.
Nesse caso, é preciso avaliar se todos possuem as qualificações e experiências necessárias às suas funções, assim como estar sempre investindo em capacitação para o seu time.
Como fazer o diagrama de Ishikawa?
Além de entender como o Diagrama de Ishikawa funciona, você também deve saber qual o passo a passo para colocar essa ferramenta em prática.
As dicas abaixo vão te ajudar nesse processo:
1. Determine o problema que será analisado
O principal objetivo do Diagrama de Ishikawa é justamente compreender quais são as diferentes causas de um problema. Então, o primeiro passo para colocar essa ferramenta em prática é justamente compreender qual dificuldade da sua empresa será analisada.
2. Crie a espinha do Diagrama de Ishikawa
Faça um desenho ou imprima um modelo pronto de uma espinha do Diagrama de Ishikawa e comece colocando seu problema principal na cabeça desse peixe. Em seguida, coloque na ponta de cada espinha os Ms que serão analisados — crie uma ordem que faça sentido para o seu time e sua empresa.
Criado com Canva.
3. Reúna a equipe para um brainstorming
Com esse esquema desenhado e o problema delimitado, reúna o seu time para uma sessão de brainstorming. Durante essa reunião, os participantes devem sugerir possíveis causas para essas dificuldades enfrentadas por sua empresa.
Além disso, ao colocar essas causas no seu diagrama, você deve indicar o impacto que cada um gera no problema central, com tamanhos diferentes de espinhas — quanto maior a influência, maior a espinha.
4. Analise os dados
Após preencher seu Diagrama de Ishikawa, analise cada uma das espinhas, compreendendo qual o cenário atual da sua empresa em relação aquele problema específico.
Em seguida, faça uma priorização das causas mais significativas, que precisam ser solucionadas com maior urgência, por terem mais impacto.
5. Defina as ações necessárias
Com a priorização realizada anteriormente, você deve determinar quais serão as ações corretivas que a empresa deve colocar em prática primeiro para eliminar ou ao menos mitigar esse problema.
Por exemplo, se a principal causa para seu problema está sendo a falta de capacitação dos seus funcionários, invista em cursos profissionalizantes para o seu time.
O importante é usar o Diagrama de Ishikawa para melhorar, ainda que gradualmente, os processos da sua empresa, garantindo maior eficiência, produtividade e resultados mais atrativos.
E você? Já conhecia essa ferramenta?