Data Driven: o que é, como funciona e aplicação!

Como o mundo é atualmente movido a dados, as empresas precisam adaptar-se cada vez mais a essa realidade. Uma das formas é através do Data Driven.

 

Por mais que a intuição e experiência sejam fatores que contribuíram muito para o crescimento de várias empresas, o uso de informações concretas sempre será o melhor caminho.

 

Então, se seu negócio deseja tornar a tomada de decisões mais assertiva e potencializar os resultados, continue conosco! Saiba o que é Data Driven Business e como aplicar essa metodologia em seus processos.

 

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O que é Data Driven?

O Data Driven é uma metodologia de tomada de decisão e planejamento com base na análise de dados coletados pela empresa. Assim, é possível determinar estratégias mais compatíveis com a realidade.

 

Data driven: notebook aberto em página com gráficos e dados

 

Os dados utilizados no Data Driven podem ser tanto de fontes internas (coletados pela própria empresa) ou de fontes externas, desde que sejam institutos ou companhias confiáveis.

 

Afinal, o objetivo dessa metodologia é promover maior assertividade para a tomada de decisões, então, deve-se basear em informações verídicas e confiáveis.

 

Qual a diferença entre Data Driven e Analytics Driven?

O Analytics Driven é uma metodologia também baseada na análise de dados, contudo, diferente do Data Driven, essa estratégia possui uma abordagem qualitativa, em vez de quantitativa.

 

Ou seja, no Analytics Driven não basta apenas verificar os dados e basear as decisões com base nos números apresentados por ele.

 

Na verdade, é preciso reconhecer os padrões demonstrados por essas informações, bem como interpretar o contexto e demais variáveis relacionadas aquela pesquisa e que podem, de alguma forma, impactar os resultados.

 

Contudo, a diferença entre o Data Driven e o Analytics Driven é apenas em relação à complexidade da abordagem e, por serem complementares, normalmente as empresas utilizam as duas metodologias durante a formulação das suas estratégias.

 

Qual a importância do Data Driven?

Ainda que alguns tipos de empreendedores priorizem a intuição e experiência, basear a tomada de decisões em dados sempre será uma escolha mais assertiva e menos arriscada.

 

Assim, utilizar o Data Driven no planejamento estratégico de uma empresa é uma ótima forma de diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso do negócio, mesmo durante o lançamento de inovações disruptivas, por exemplo.

 

Outras vantagens proporcionadas por essa metodologia são:

  • Previsões mais assertivas;

  • Maior agilidade na tomada de decisão;

  • Criação de soluções de maior qualidade;

  • Maior autonomia para os colaboradores;

  • Facilidade para determinar o ROI.

 

Como colocar essa metodologia em prática?

Percebeu que vale a pena investir no Data Driven Business? Então, descubra abaixo como colocar essa metodologia em prática na sua empresa:

 

1. Faça a coleta e interpretação dos dados

O primeiro passo para aplicar o Data Driven Business é aprender como realizar a coleta e interpretação dos dados.

 

Até porque, para obter bons resultados, é preciso utilizar informações confiáveis, imparciais e que ofereçam um cenário compatível com a realidade.

 

Durante essa etapa, sua empresa pode tanto determinar o processo que irá utilizar para coletar os dados ou escolher as fontes que serão aplicadas.

 

Além disso, estabeleça metodologias de interpretação, que serão utilizadas durante o processo de análise.

 

2. Transforme a cultura da empresa

Outro passo importante para a implementação dessa metodologia é a transformação da cultura organizacional do negócio, principalmente se a experiência e a intuição forem os fatores mais usados pelos gestores.

 

Sem essa mudança, será difícil considerar os dados coletados durante a tomada de decisões!

 

Para facilitar essa transformação da cultura, promova a capacitação dos gestores na metodologia e métodos de interpretação (selecionados no passo anterior). Esse contato irá demonstrar a importância do Data Driven Business e tornar a adaptação mais rápida.

 

3. Construa relatórios e análises

Para elaborar os relatórios, você deve considerar não apenas os dados brutos coletados, como também informar o contexto no qual eles foram obtidos.

 

Esse complemento vai tornar o processo de análise mais assertivo e garantir um planejamento ainda mais inteligente para sua empresa.

 

Em relação ao processo de análise, este deve ser feito como forma de guiar os colaboradores para o caminho que o negócio precisa seguir. Então, extraia dessas informações insights e ideias competitivas e objetivas.

 

Como funciona o Data Driven marketing?

O Data Driven marketing consiste na aplicação dessa metodologia pela equipe responsável pelas campanhas da empresa.

 

Assim, será possível aproveitar todas as vantagens apresentadas anteriormente e, principalmente, obter resultados mais assertivos, permitindo que a marca atraia o público certo.

 

Então, ao implementar essa metodologia na sua empresa, não esqueça de envolver a equipe de marketing no projeto.

 

Percebeu o quanto o Data Driven pode beneficiar seu negócio? Compartilhe com outro gestor esse conteúdo!

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