Com pouco mais de 600 mil habitantes, Copenhague Dinamarca é mais do que uma capital charmosa, mas também uma das cidades mais tecnológicas do mundo!
Isso significa que o local investe em inovações capazes de melhorar a qualidade de vida dos seus moradores em diferentes setores, do transporte à saúde.
Neste artigo, vamos conhecer quais são os investimentos realizados por Copenhague na Dinamarca, que garante para a cidade esse título. Aproveite a leitura!
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também:
O que são cidades tecnológicas?
As cidades tecnológicas são aquelas que se destacam pelo uso intensivo de tecnologias avançadas para promover o desenvolvimento econômico da região e melhorar a qualidade de vida dos seus moradores.
Além disso, é comum encontrar inovações tecnológicas em diferentes setores da administração pública da cidade, como a educação, transporte e saúde. Entre essas soluções, estão a internet das coisas (IoT), big data, inteligência artificial e outros.
O que faz Copenhague Dinamarca uma cidade tecnológica?
A capital de um dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, Copenhague Dinamarca também é conhecida por ser uma cidade tecnológica.
Isso significa que o local investe bastante em tecnologia, aproveitando as inovações modernas para melhorar a qualidade de vida dos seus moradores — e estar sempre em ótimas colocações nesse sentido.
Sem falar que as soluções implementadas contribuem para a redução dos impactos ambientais causados pela cidade, especialmente quando falamos em emissão de carbono.
Ficou curioso? Veja abaixo quais são os principais investimentos de Copenhague na Dinamarca:
Transporte eficiente
Dentre os investimentos que tornam Copenhague Dinamarca uma cidade tecnológica, está o projeto EnergyLab Nordhavn, que integra o transporte elétrico, edifícios com eficiência energética, eletricidade e aquecimento.
Além disso, há a coleta de dados em tempo real por pontos de acesso de Wi-Fi localizados nos postes de iluminação pública. Isso permite o rastreamento dos pedestres e veículos, criando um sistema de gerenciamento de tráfego inteligente.
Como resultado, é possível reduzir as emissões de carbono.
Redução de carbono
A capital também usa energia eólica para abastecer os edifícios e infraestruturas, aproveitando os benefícios que as fontes renováveis têm a oferecer.
Inclusive, o local planeja ser a primeira capital do mundo neutra em carbono até 2025 e se tornar independente de combustíveis fósseis até 2050!
Bicicletas e transporte sustentável
Outra característica de Copenhague Dinamarca é o amplo uso de bicicletas! A cidade investe em ciclovias, garantindo que a população use esse meio de transporte para tudo: trabalhar, estudar, passear…
Isso também ajuda a diminuir a emissão de carbono, otimiza o trânsito e ainda incentiva a prática de exercícios físicos entre seus moradores.
Como é viver em Copenhague Dinamarca?
Já imaginou viver em uma cidade charmosa, encantadora e, ainda por cima, tecnológica?
Os moradores de Copenhague na Dinamarca vivem diariamente essa experiência! Afinal, possuem acesso a uma alta qualidade de vida, tendo em vista a redução da emissão de carbono, que contribui diretamente para a melhora na qualidade do ar.
Além disso, ao investir em sistemas tecnológicos, toda a rotina dos cidadãos é facilitada — com o trânsito monitorado, por exemplo, há menos engarrafamentos e estresse diário.
Sem falar no acesso a serviços básicos de qualidade, como educação e saúde, que contribuem diretamente para o desenvolvimento dos moradores e da comunidade como um todo.
E claro: seus exercícios físicos estarão sempre em dia, pois a bicicleta será sua principal aliada no dia a dia!
Quais são as outras cidades tecnológicas no mundo?
Copenhague na Dinamarca não é a única cidade tecnológica no mundo! Na verdade, você encontra na Europa e em outros continentes locais que também se destacam por investir em inovações urbanas, garantindo maior eficiência, mobilidade e muito mais.
Veja abaixo outras cidades que recebem esse título:
-
Zurique (Suíça)
-
Oslo (Noruega)
-
Camberra (Austrália)
-
Genebra (Suíça)
-
Lausanne (Suíça)
-
Londres (Reino Unido)
-
Helsinque (Finlândia)
-
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
-
Berlim (Alemanha)
-
Viena (Áustria)
-
Tóquio (Japão)
-
Reykjavik (Islândia)
Em todas essas cidades, é possível encontrar inovações tecnológicas inovadoras, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores e para o próprio desenvolvimento econômico do país.
Você já sonhou em conhecer Copenhague Dinamarca?