Edtech: o que é, principais soluções e empresas

A edtech promete ser a revolução do setor educacional!

 

Com diferentes soluções e visões, essas startups possuem um objetivo principal: modernizar a educação, por meio de soluções modernas e inovadoras.

 

Portanto, se você está pensando também em investir nesse mercado ou até já faz parte dele, venha conosco! Descubra o que são as edtechs, como funcionam, suas soluções oferecidas e muito mais.

 

Boa leitura!

Leia também:

 

O que é edtech?

A edtech é um modelo de startup focado no mercado de educação. Ou seja, essas empresas desenvolvem soluções e inovações que visam otimizar os processos de ensino ou organização dessas instituições.

 

O importante é que, com os serviços oferecidos por essas startups, as escolas e universidades conseguem melhorar seus resultados, garantindo também maior flexibilidade, produtividade e desempenho dos alunos.

Edtech: grupo de estudantes em aula de robótica

 

Como funciona uma edtech?

O funcionamento de um edtech depende das soluções entregues por essas empresas, que podem ser desde softwares modernos para gestão do negócio educacional até plataformas de gamificação.

 

Além disso, essas startups também podem disponibilizar serviços de treinamento aos professores e funcionários da instituição, exigindo atendimento e relacionamento com os clientes a longo prazo.

 

Contudo, independente de qual seja a solução oferecida, a tecnologia e inovação sempre estará presente nas edtechs, garantindo um avanço e modernização do setor educacional.

 

Quais são as soluções oferecidas por uma edtech?

As soluções disponibilizadas por uma edtech podem ser bastante variadas, desde plataformas de cursos online — que facilitam o acesso à educação — até recursos de marketing para as instituições captarem mais estudantes.

 

Afinal, o foco dessas startups não é apenas melhorar o aprendizado e aumentar o engajamento dos estudantes, mas também otimizar os resultados obtidos pelas escolas e universidades, por meio de uma atuação interna.

 

Portanto, você pode encontrar edtechs que ofereçam soluções como:

  • Ferramentas de ensino personalizado;

  • Plataformas de gestão de aprendizado;

  • Ferramentas de realidade virtual e aumentada;

  • Tutoria online e ferramentas de suporte ao aluno;

  • Conteúdo interativo e gamificação;

  • Plataformas de desenvolvimento profissional.

 

Impactos que as edtechs podem causar na educação

O setor educacional é um dos mais tradicionais do mercado, mas que também se mostrou bastante flexível ao longo dos anos, inclusive em relação à tecnologia.

 

Afinal, muitas instituições de ensino já adotam ferramentas modernas em salas de aula, como a substituição dos cadernos e livros pelos notebooks e tablets.

 

Além disso, é possível encontrar laboratórios super modernos nas escolas e universidades, que proporcionam experiências realistas e imersivas, garantindo o aprendizado dos alunos e até mesmo maior engajamento.

 

Com as edtechs, esses resultados podem ser ainda melhores! 

 

As soluções desenvolvidas por essas startups são modernas, antenadas as necessidades e preferências mais atualizadas dos estudantes. Desse modo, o engajamento e participação são garantidos.

 

Sem falar que algumas edtechs brasileiras e mundiais também oferecem serviços voltados a gestão interna das instituições, capazes de otimizar a administração do negócio, diminuir desperdícios e até mesmo reduzir os custos. 

 

E você não precisa se preocupar com a capacitação dos educadores e profissionais, por haver também startups voltadas apenas para esse serviço, garantindo que toda sua instituição se modernize.

 

Edtech: exemplos para você se inspirar

Enquanto lia esse conteúdo, com certeza você imaginou alguns exemplos de edtechs brasileiras ou até mesmo mundiais. 

 

Para confirmar seus pensamentos — e entender de uma vez como funciona essas empresas — veja abaixo algumas startups populares:

 

1. Descomplica

Criada para descomplicar o acesso ao ensino, essa edtech oferece cursos preparatórios completos para os estudantes que vão prestar o Enem e outros vestibulares.

 

Além de uma plataforma simplificada e com diferentes materiais de ensino — como videoaulas, apostilas, guias e até mesmo correção de redações — o Descomplica também possui pacotes bem acessíveis. 

 

A empresa expandiu seus serviços com o tempo e, atualmente, também oferece opções de graduação, pós-graduação, cursos livres e até mesmo pacotes especiais para empresas facilitarem a capacitação dos seus funcionários.

 

2. Gama Academy

Eleita uma das melhores 10 edtechs brasileiras do Brasil pela Singularity University, a Gama Academy é uma plataforma focada na capacitação e desenvolvimento profissional para o mercado digital.

 

A startup também oferece serviços para as empresas, com foco em treinamento interno das equipes, programas de ESG e até mesmo treinamento externo dos candidatos para a sua empresa.

 

3. ClassDojo

A ClassDojo é uma edtech de impacto global, traduzida para mais de 35 idiomas, que funciona como uma ponte entre os professores, alunos e pais.

 

Na plataforma, é possível ter acesso a treinamentos, recursos especiais para os professores, ideias de aprendizagem socioemocional e ainda uma biblioteca de atividades criada pelos educadores cadastrados.

 

4. Superprof

O Superprof conecta os alunos que precisam de ajuda com pessoas que sabem ensinar — e estão querendo uma renda extra!

 

Inclusive, nessa plataforma você encontra tanto professores para reforço em materiais tradicionais da escola ou universidade, como também para aprender a tocar um instrumento ou até mesmo lutar.

 

Para facilitar ainda mais essa conexão, o Superprof permite oferecer aulas online ou presenciais, dependendo das necessidades e preferências dos alunos.

 

5. Coorpacademy

Por fim, outro edtech exemplos é a Coorpacademy, criada na Suíça por ex-funcionários do Google para oferecer serviços de capacitação profissional para as empresas.

 

Para garantir maior engajamento dos alunos, os treinamentos oferecidos são na modalidade gamificada, contando também com a tradução para 19 idiomas e ainda 800 mil opções de cursos.

 

E você? Já pensou em investir em uma edtech?

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário