Você já pensou em viver em uma cidade inteligente?
Ainda que esses centros urbanos não sejam tão desenvolvidos como nos filmes e desenhos de ficção científica, a modernidade desses locais consegue proporcionar ótimos benefícios aos seus moradores.
Além disso, as empresas e o meio ambiente também são beneficiados com suas características, garantindo um equilíbrio saudável entre diferentes setores.
Quer saber mais? Venha conosco nesse conteúdo e saiba o que é cidade inteligente, como funciona e exemplos!
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também:
O que é cidade inteligente?
A cidade inteligente é aquela que utiliza tecnologias da informação e comunicação (TIC) para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, a sustentabilidade ambiental e a eficiência das operações urbanas.
Para alcançar esses objetivos, esses centros urbanos implementam dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT), sensores e sistemas capazes de coletar e analisar informações em tempo real.
Como funciona uma cidade inteligente?
A cidade inteligente funciona justamente a partir da integração das operações urbanas com sistemas e dispositivos tecnológicos.
Além disso, há uma integração entre os setores, inclusive o público e o privado, garantindo uma maior eficiência, sustentabilidade e melhoria contínua da vida dos habitantes.
Essas cidades inteligentes também apresentam uma infraestrutura tecnológica robusta, bem como uma gestão inteligente dos recursos. A participação dos cidadãos é bastante comum, auxiliando os gestores a adotar medidas realmente necessárias à vida cotidiana.
Quais os benefícios de uma cidade inteligente?
Ao adotar o conceito de cidade inteligente, um gestor consegue garantir para o centro urbano e seus moradores esses benefícios:
-
Melhoria da qualidade de vida;
-
Serviços públicos mais eficientes;
-
Sustentabilidade ambiental;
-
Melhoria da mobilidade;
-
Redução do tráfego;
-
Segurança aprimorada;
-
Desenvolvimento econômico;
-
Planejamento urbano;
-
Acessibilidade e inclusão.
Com todos esses benefícios, as cidades urbanas acabam atraindo a atenção de mais pessoas e empresas, contribuindo ativamente para o desenvolvimento econômico e o crescimento da região.
Características de uma cidade inteligente
As principais características de uma cidade inteligente são a melhor forma de identificar esses centros urbanos. Nesse caso, fique atento a esses fatores:
-
Infraestrutura urbana moderna;
-
Iluminação pública moderna;
-
Práticas de sustentabilidade;
-
Investimentos sociais;
-
Investimentos em capital humano;
-
Mobilidade mais eficiente;
-
Big Data;
-
Sistemas de gestão integrada;
-
Participação cidadã.
E claro: a cidade inteligente está sempre em busca de inovar e adotar a tecnologia como forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Inclusive, essas características são fáceis de perceber, seja para os moradores que utilizam diariamente os serviços urbanos oferecidos ou até mesmo para os turistas, que passam apenas alguns dias naquele centro.
Exemplos de cidade inteligente no Brasil e no mundo
Para você entender de uma vez o que é cidade inteligente e suas características, conheça abaixo os principais exemplos no Brasil e no mundo:
Curitiba, Paraná
Curitiba foi classificada como uma das cidades mais inteligentes do mundo, divulgada pelo Intelligent Community Forum (ICF), em 2019.
Com isso, a capital do Paraná se tornou a maior cidade inteligente do Brasil, devido os investimentos desse centro urbano em mobilidade, sustentabilidade e tecnologia.
Por exemplo, a cidade criou um sistema de frotas de carros elétricos chamado Ecoelétrico, que presta serviços públicos, além de ter implementado uma frota de ônibus híbridos e possuir o melhor trânsito do Brasil.
Como resultado, \Coritiba também conseguiu reduzir consideravelmente a emissão de CO2 na atmosfera.
Amsterdã, Holanda
A capital da Holanda é uma das cidades inteligentes mais famosas do mundo, que investe sempre em eficiência energética e tecnologia financeira, sendo que sua medida mais popular é a adoção das bicicletas como meio de transporte comum entre a população.
Além disso, Amsterdã investe em sistemas inteligentes para gerenciar o tráfego e os resíduos, bem como possui um planejamento urbano inteligente.
Paris, França
A capital francesa é conhecida por ser uma cidade inteligente que investe em formas de transporte limpo, como carros elétricos e bicicletas, além de fornecer uma rede de dados aberta para os moradores.
Outra característica importante é o planejamento urbano sustentável, com iniciativas como redução da poluição do ar, incentivo ao uso de energia renovável e criação de áreas mais verdes.
Londres, Reino Unido
Ainda na Europa, temos outra cidade inteligente, Londres, conhecida por receber a maior quantidade de startups e profissionais de informática no mundo inteiro.
Além disso, a capital do Reino Unido também investe bastante em educação, possuindo um alto número de escolas e universidades de alta qualidade — inclusive, algumas consideradas as melhores do mundo.
Londres também possui um avançado sistema de transporte, que conta com metrôs, ônibus, trens e ciclovias, os quais estão sempre sendo melhorados para otimizar a mobilidade urbana.
Florianópolis, Santa Catarina
Retornando ao nosso país, temos Florianópolis como uma cidade inteligente no Brasil de destaque, visto que é conhecida pela alta qualidade de vida dos moradores e um ambiente que consegue equilibrar a natureza com a vida urbana.
A capital de Santa Catarina também abriga um polo tecnológico de startups e empresas de tecnologia, sendo conhecida como um dos vales do silício brasileiro, bem como possui várias universidades e centros de pesquisas.
Compartilhe esse conteúdo com alguém que deseja viver em uma cidade inteligente!