Experiência de Pesquisa Generativa: o que você precisa saber sobre a novidade do Google?

Você ainda não testou a Experiência de Pesquisa Generativa do Google?

 

Disponível no Brasil desde novembro de 2023, essa nova ferramenta promete acelerar ainda mais o processo de busca nessa plataforma.

 

Afinal, através dessa IA, os usuários terão acesso quase que imediato as respostas que precisam, sem precisar clicar em vários links em busca da informação.

 

Se você também quer acelerar suas pesquisas, venha conosco nesse conteúdo até o final e saiba tudo sobre a Experiência de Pesquisa Generativa!

 

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Leia também:

 

O que é a Experiência de Pesquisa Generativa?

A Experiência de Pesquisa Generativa é a nova solução desenvolvida pelo Google na qual os seus usuários terão acesso a respostas geradas por inteligência artificial ao realizarem uma busca.

Experiência de Pesquisa Generativa: pessoa fazendo uma busca no Google em um notebook

 

Assim, ao invés de precisar acessar sites para conseguir o conteúdo que desejam, eles receberão essas informações de imediato, acelerando o processo de pesquisa.

 

Em outras palavras, a Experiência de Pesquisa Generativa funcionará como o Chat GPT e o IA Bard, mas implementado na própria plataforma de busca do Google.

 

Como funciona a Experiência de Pesquisa Generativa do Google?

O funcionamento da Experiência de Pesquisa Generativa será bastante prático: ao fazer uma pesquisa no buscador, o usuário receberá de imediato a resposta desejada.

 

Esse conteúdo é elaborado com base em informações coletadas em tempo real pela inteligência artificial generativa, proporcionando dados mais atualizados que aqueles fornecidos pelo Chat GPT, por exemplo.

 

Inclusive, visando proporcionar maior acessibilidade a essa inovação, o usuário pode pedir para escutar esse resultado, que será lido pela própria IA.

 

Experiência de Pesquisa Generativa: print de uma resposta fornecida pela IA

Além de oferecer a resposta desejada, a Experiência de Pesquisa Generativa exibirá ao final do texto sugestões de outras perguntas capazes de complementar sua pesquisa, incrementando ainda mais essa busca.

 

Como usar essa nova ferramenta?

O primeiro passo para ter acesso à Experiência de Pesquisa Generativa é entrar na sua conta do Google, através do seu Gmail.

 

Em seguida, acesse o programa Search Labs e ative essa ferramenta para aparecer durante suas pesquisa nesse buscador.

 

Experiência de Pesquisa Generativa: print do Search Labs

 

Pronto! A partir desse momento, após realizar qualquer pesquisa, você receberá uma resposta rápida gerada pela inteligência artificial da Experiência de Pesquisa Generativa.

 

Esses resultados também podem ser acessados por meio de buscas feitas na barra de endereços — para desativar esse recurso, retorne ao Search Labs.

 

Inclusive, caso a resposta não apareça de imediato, basta selecionar “Gerar” para obter as informações desejadas.

 

Experiência de Pesquisa Generativa: print do que fazer quando a IA não oferecer a resposta de imediato

 

E claro: os links para artigos e demais conteúdos digitais continuarão disponíveis, principalmente para quem deseja respostas mais completas para suas dúvidas.

 

Ah! Como a Experiência de Pesquisa Generativa continua em desenvolvimento, a IA nem sempre gera a resposta para todas as dúvidas, sendo necessário recorrer aos sites.

 

Quais são os impactos da Experiência de Pesquisa Generativa?

A Experiência de Pesquisa Generativa é um passo ainda maior para o avanço das inteligências artificiais que escrevem textos, principalmente por ser implementada no maior buscador do mundo. Além de acelerar o desenvolvimento dessa tecnologia, a solução também impactará esses setores:

 

Forma de pesquisa

O maior impacto da Experiência de Pesquisa Generativa está relacionado com os métodos de pesquisa na internet.

 

Afinal, através dessa ferramenta os usuários podem escolher entre receber uma resposta rápida e objetiva sobre suas dúvidas ou aprofundar sua busca através das formas tradicionais.

 

Contudo, para quem preferir as respostas fornecidas pela IA da Experiência de Pesquisa Generativa garantirá maior agilidade, pois não será mais necessário ficar navegando em diferentes sites em busca da solução desejada.

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é justamente uma estratégia voltada a atrair tráfego para o site por meio de artigos para blogs, que contém a resposta para as principais dúvidas dos usuários.

 

Com a Experiência de Pesquisa Generativa esse setor será afetado, visto que a IA fornecerá essas mesmas respostas, mas de forma mais rápida e prática.

 

Contudo, isso não significa o fim do marketing de conteúdo! Na verdade, essa mudança servirá como impulso para as empresas e profissionais se reinventarem, oferecendo sempre a mais que a IA — assim como ocorreu quando o Chat GPT foi lançado, por exemplo.

 

Experiência de Pesquisa Generativa já está disponível?

A Experiência de Pesquisa Generativa está disponível nos Estados Unidos, Brasil e outros mais de 100 países.

 

Contudo, por enquanto, você apenas poderá ter acesso a essa ferramenta através do programa chamado Search Labs, que deve ser ativado para aparecer durante as suas pesquisas.

 

Após ativar esse recurso, será possível ter acesso às rápidas criadas pela Experiência de Pesquisa Generativa e otimizar seu processo de busca!

 

E então? O que achou da inovação?

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