Quem criou o chat GPT? Foi o Elon Musk? O que a Microsoft tem a ver?
Se você já interagiu com a inteligência artificial mais comentada do momento, pode ter ficado com curiosidade em descobrir os responsáveis por desenvolver uma ferramenta tão completa e inovadora assim.
Nesse artigo, explicamos quem criou o chat GPT e toda a sua linha do tempo, além das tendências para o futuro da IA. Continue lendo…
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
-
Leia também: Inovação incremental: o que é, vantagens e exemplos
-
Leia também: Quais são as principais tecnologias da indústria 4.0? Confira!
Quem criou o chat GPT?
O Chat GPT foi criado pela empresa Open AI e lançado em novembro de 2022. A empresa funciona como um laboratório de pesquisa de inteligência artificial (IA) americano e consiste em uma organização sem fins lucrativos (OpenAI Incorporated) e uma subsidiária com fins lucrativos (OpenAI Limited Partnership).
Quem está por trás do OpenAI?
Fundada em 2015 por Sam Altman, Greg Brockman e Ilya Sutskever, a Open AI virou uma organização composta por um enorme grupo de empresários e pesquisadores.
Em seu início, contou a participação do Elon Musk no conselho, mas ele renunciou o seu cargo, alegando conflitos futuros de interesses. Além dele, outras pessoas foram responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento da companhia, como:
-
Reid Hoffman
-
Jessica Livingston
-
Peter Thiel
-
Trevor Blackwell
-
Durk Kingma
-
Andrej Karpathy
-
Pamela Vagata
-
Vicki Cheung
-
Wojciech Zaremba
-
John Schulman
Para completar, Amazon Web Services (AWS), Infosys e YC Research participaram da formação da OpenAI e forneceram mais de US$ 1 bilhão para o empreendimento ainda em 2015. Mais tarde, em 2019, a Microsoft também investiu mais US$ 1 bilhão na operação.
Atualmente, o CEO da OpenAI é o Sam Altman (ex-presidente da startup incubadora Y Combinator), Greg Brockman (ex-diretor de tecnologia da Stripe) é o presidente da companhia e Ilya Sutskever (pesquisador de inteligência artificial, co-fundador da Google Brain e ex-pesquisador) é o cientista-chefe.
Linha do tempo do Chat GPT
Confira a seguir a linha do tempo com a origem do Chat GPT:
2022
Em novembro de 2022, a OpenAI, quem criou o chat gpt, lançou discretamente a plataforma para o público — o GPT-3.5. A inteligência artificial funcionava como um chat boats que produzia uma série de materiais textuais, como roteiros e programações.
No mês seguinte, em dezembro de 2022, Steven Tey e Dom Eccleston desenvolvem a extensão do CHAT GPT para o Chrome.
2023
Em fevereiro de 2023, a OpenAI lança o ChatGPT Plus por $ 20 por mês para começar a monetizar a tecnologia. No mesmo mês, a Microsoft integrou o GPT ao Bing, tornando o mecanismo de busca ainda mais eficiente.
Em março de 2023, a OpenAI lança o GPT-4, um sistema de inteligência artificial ainda mais poderoso que o anterior. Dessa vez, a plataforma tem ainda mais funcionalidades, como a compreensão de imagem e texto. Por enquanto, está disponível apenas através do ChatGPT Plus.
A partir de março de 2023, iniciam-se uma série de polêmicas envolvendo a IA. Entre elas:
-
carta aberta, escrita por grandes nomes da tecnologia, como Elon Musk, Steve Wozniak e Tristan Harri, solicitando uma pausa no treinamento da IA por oferecer ameaça à sociedade.
-
FTC alerta que tecnologia de IA como o ChatGPT pode 'turbinar' a fraude.
Mesmo com as polêmicas, a ferramenta não para de atrair novos usuários e atingiu 100 milhões pessoas em cerca de apenas 2 meses!
Quais são as principais tendências em relação ao Chat GPT?
Quem criou o CHAT GPT lançou novas tendências que prometem mudar bastante o mercado nos próximos anos. Confira algumas:
Novos concorrentes
A OpenAI abriu as portas para uma corrida de desenvolvimento de inteligências artificiais no mercado. Diversas empresas, como o próprio Google, começaram a criar seus próprios chatboats personalizados.
Integrações
Com o tempo, a expectativa é que o Chat GPT se conecte com diversos aplicativos e serviços do mercado, oferecendo uma experiência mais completa e personalizada. Por exemplo, hoje, o Duolingo está utilizando a versão 4.0 para aprofundar o diálogo com os estudantes.
Melhoria na qualidade da conversação
O Chat GPT já se destaca pela sua linguagem natural, a OpenAI segue aprimorando a função de linguagem da ferramenta para ficar ainda mais humana e completa.
Personalização
Outra tendência é a capacidade da plataforma reconhecer e adaptar o conteúdo conforme a personalidade do usuário e contexto da conversa.
Declínio (e ascensão) de determinadas profissões
Algumas profissões, como assistentes virtuais, tradutores e revisores de texto, tendem a reduzirem a demanda ou serem adaptadas no mercado nos próximos anos, ao passo que outras, como Cientista de Dados, Desenvolvedor de Inteligência Artificial e Engenheiro de Machine Learning, devem ascender e aumentar a necessidade de profissionais.
Interoperabilidade
Essa seria a possibilidade do usuário se comunicar com diferentes aplicativos e serviços, utilizando apenas uma única interface de conversação. Ou seja, você utilizaria apenas a plataforma para poder se conectar com outro app, como a plataforma do seu banco.
Interessante, não é? O que você achou da evolução do Chat GPT? Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas!