Term sheet: saiba o que é, a função e como fazer

O term sheet é um dos documentos mais importantes das negociações de investimento.

 

Responsável por alinhar expectativas e evitar problemas no futuro — sobretudo após o final da operação — sua empresa precisa construir esse documento ainda no início das negociações.

 

Continue lendo para entender melhor a importância do term sheet e como montar o seu!

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

term sheet: mesa com papéis espalhados e mulhere fazendo anotações

O que é term sheet?

O term sheet de startups é um documento que representa as intenções do investidor com um determinado investimento. 

 

Também conhecida como carta de intenção, no term sheet estão inclusos as principais condições e termos para que o investimento seja realizado.

 

Além disso, esse instrumento é utilizado pelos advogados para preparar a documentação que concretiza toda a operação.

 

O term sheet marca o início das negociações entre o investidor e a empresa, dado que é utilizado para alinhar as expectativas das partes envolvidas, contendo as intenções e demandas mais importantes para cada uma.

 

Por exemplo, caso o investidor deseje atuar de forma mais ativa na empresa, participando da tomada de decisões e dando ideias, essa vontade deve estar presente desde o início, no term sheet.

 

Importância do term sheet para o investimento

Ainda que o term sheet seja um documento menos minucioso que a documentação final, elaborada pelos advogados, esse instrumento possui um papel importante para o investimento ocorrer bem.

 

Por estabelecer todas as intenções da empresa e do investidor com a operação, o term sheet evita quebra de expectativas ao longo da negociação, que podem pôr fim ao negócio.

 

Voltando ao exemplo anterior, imagine que esse investidor não tivesse indicado seu interesse desde o início e ao receber o documento final, descobre que a empresa determinou que ele terá uma participação mínima nos negócios.

 

Com certeza, esse investidor se sentiria frustrado com sua quebra de expectativa e desistiria de toda a operação, mesmo tendo chegado tão longe.

 

Outra vantagem de utilizar o term sheet é que o documento acelera as negociações — visto que todas as intenções serão definidas e alinhadas desde o início.

 

Como fazer um term sheet?

Descubra quais cláusulas e informações não podem estar de fora do seu term sheet:

 

Partes e qualificação

Assim como acontece nos contratos, a primeira informação que você deve incluir em seu term sheet é a qualificação das partes, adicionando os dados da empresa e do investidor.

 

Objeto do documento

O objetivo representa os motivos que levaram as partes a elaborar o term sheet, por exemplo, determinar as intenções dos envolvidos na negociação do investimento.

 

Exclusividade

No mundo dos negócios, a oferta e demanda existe até mesmo entre os investimentos. 

 

Para garantir que o investidor interessado na sua startup não seja atraído por outra proposta durante as negociações (ou vice-versa), inclua no seu term sheet uma cláusula de exclusividade.

 

Assim, nenhuma das partes poderá negociar com terceiros até o final desse processo.

 

Confidencialidade

A cláusula de confidencialidade apenas precisa estar em seu term sheet caso uma das partes queira sigilo sobre a negociação — pelo menos, até a conclusão da operação.

 

Ah! Caso vocês já tenham assinado um contrato de confidencialidade, a cláusula é desnecessária.

 

Valor de avaliação do negócio

Inclua também no seu term sheet o valor estipulado do seu negócio — definido através de um processo chamado de valuation.

 

Montante de investimento

Uma forma de evitar surpresas e frustrações ao final da negociação é determinar o valor do montante de investimento ou, pelo menos, um piso para esse capital.

 

Dessa forma, você limita as negociações a um valor que realmente será útil para o seu negócio.

 

Participações dos investidores

Lembra do exemplo do investidor que queria participar ativamente da empresa? Será nessa parte do term sheet que vocês vão estipular essa participação.

 

O ideal é encontrar um meio-termo entre a vontade do investidor e do empreendedor, evitando até mesmo conflitos no futuro.

 

Forma de exercício na participação

Como o investidor vai participar da empresa? Quais reuniões e processos ele poderá estar presente?

 

A melhor forma de evitar problemas em um investimento é alinhando todas as expectativas, sobretudo aquelas relacionadas à participação do investidor.

 

Assim, o empreendedor consegue manter seu espaço de tomador das decisões e o investidor de apenas apoiador — se essa for a vontade de ambos — evitando que limites sejam ultrapassados no futuro.

 

Direito a voto

O investidor poderá votar durante as decisões da empresa? Ou apenas participar fornecendo ideias e opiniões?

Esses são outros limites que devem ser alinhados desde as primeiras fases das negociações e incluídos no term sheet.

 

Não deixe de utilizar o term sheet durante as negociações com investidores e aproveite apenas os benefícios que essa ferramenta tem a oferecer!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário