Startups unicórnio: o que são e exemplos de startups brasileiras

Você sabe o que é uma startup unicórnio?

 

Não importa qual seja o tipo da sua empresa: seu principal objetivo é acumular investimentos, expandir sua área e aumentar sua avaliação no mercado

 

No caso das startups, há um termo específico para aquelas que alcançam uma avaliação de 7 dígitos — antes mesmo de abrir seu capital na bolsa. Continue lendo para saber mais!

 

e-book jornada da startup

Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.

 

Leia também: O que é um funil de inovação? Saiba como aplicar!

Leia também: Scouting startups: o que é, como fazer e identificar startups em huntings 

 

O que são startups unicórnios?

 

Uma startup unicórnio é uma empresa que, ainda não estando cotada na bolsa de valores, conseguiu alcançar uma avaliação de mercado de U$ 1 bilhão.

 

Esse termo foi criado em 2013 por Aillen Lee, fundador da Cowboy Ventures, para descrever esses negócios que, mesmo enfrentando os desafios da instabilidade do mercado de startups, conseguiram atingir a casa do bilhão.

 

Ademais, o crescimento exponencial e acelerado de uma startup unicórnio é devido à participação em rodadas de investimentos e, na maioria das vezes, em função do lançamento de uma ideia inovadora.

 

Características de uma startup unicórnio

 

Para descobrir se uma startup é considerada unicórnio, além de verificar o valor da sua avaliação de mercado, também é preciso conferir se a empresa possui essas características.

 

Inovação 

 

Uma unicórnio startup é capaz de lançar no mercado um produto que, mesmo ainda não tendo sido imaginado, o público precisava dele.

 

Tanto que, na maioria dos casos, ele consegue alcançar excelentes desempenhos.

 

Por exemplo, mesmo havendo os tradicionais serviços de táxis, a Uber conseguiu inovar apresentando uma solução mais prática, barata e até mesmo segura para se locomover. E essa proposta foi amplamente abraçada pelo público.

 

Investimento em tecnologia

 

A tecnologia está presente na maioria dos unicórnios startups, principalmente por facilitar sua característica de inovação.

 

Afinal, as inovações tecnológicas abrem inúmeras possibilidades para os criadores — sem a internet e o smartphone, por exemplo, a Uber não teria chance de ser tão inovadora assim.

 

Posição de vantagem

 

Como uma unicórnio startup normalmente lança uma novidade no mercado, ela acaba ganhando a posição de pioneira naquilo — um lugar de destaque entre as concorrentes.

 

Assim, os clientes tendem a dar preferência aquela empresa, antes de buscar as demais opções.

 

Contudo, lembre-se que o mercado das startups é bastante instável. Então, se sua empresa não continuar investindo em melhorias contínuas, atualizando seus produtos, poderá facilmente perder essa posição.

 

Foco do cliente

 

Toda startup unicórnio tem como principal objetivo entregar uma solução para as dores dos seus clientes. Ou seja, o cliente é colocado no centro de todas as operações, desde a ideação até o pós-venda.

 

Inclusive, outra característica dessas empresas é fornecer a melhor experiência possível, indo além do produto e valorizando a pessoa em si.

 

Diversidade

 

Quanto mais pessoas diferentes estiverem em uma equipe de inovação, mais chances de uma super ideia ser desenvolvida.

 

Por isso, grande parte das startups desse segmento visam incluir em seus times pessoas bem diferentes — tanto em relação à cultura, como também à idade e à formação profissional.

 

O importante é ser capaz de contribuir com o máximo de talento e criatividade.

 

Expansão acelerada

 

Com um modelo escalável, a startup unicórnio está sempre pensando em expandir sua atuação a níveis mais altos possíveis, até alcançar o internacional. 

 

Além disso, a maioria segue a estratégia get big fast, que visa alcançar um rápido crescimento de forma rápida. 

 

Unicórnio startups: pessoas segurando ícones ilustrativos

5 unicórnios startups brasileiras

 

Descubra abaixo os maiores exemplos de unicórnios startups do Brasil e se surpreenda!

 

99

 

Criada para fornecer apenas corridas de táxi, a 99 nasceu em 2012 quando outros aplicativos de transportes começaram a chegar no Brasil. 

 

Contudo, seu crescimento foi acelerado em 2017, quando recebeu um investimento de R$ 100 milhões da empresa Didi Chuxing e, no ano seguinte, comprou a empresa por R$ 600 milhões.

 

Assim, a 99 cresceu 7 vezes, conquistando o título de primeira startup unicórnio brasileira.

 

Gympass

 

Também criada em 2012, a plataforma digital de atividades físicas recebeu um aporte de 300 milhões de dólares do conglomerado da SoftBank, se tornando em 2019 uma startup unicórnio.

 

QuintoAndar

 

Voltado para o mercado imobiliário, a startup QuintoAndar media a relação de locação e compra de imóveis. Devido ao seu sucesso, em setembro de 2019 a empresa se tornou um unicórnio após receber um investimento de US$ 250 milhões.

 

Loggi

 

Fundada em São Paulo pelo francês Fabien Mendez, a Loggi é uma empresa que oferece serviços de entregas por aplicativo. Em uma rodada de investimentos, a startup conquistou R$ 1,1 bilhão.

 

A Loggi foi a oitava startup unicórnio do Brasil.

 

MadeiraMadeira

 

Se você já pesquisou por móveis na internet, com certeza conhece a MadeiraMadeira.  

 

Ainda que seja um dos maiores e-commerces do setor, a startup foi criada voltada à venda de pisos e demais materiais de construção. E no início de 2021, após receber um novo aporte de US$ 190 milhões, ela se tornou mais uma startup unicórnio.

 

Inspirado para criar a próxima startup unicórnio do Brasil?

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário