Scouting startups: o que é, como fazer e identificar startups em huntings

A inovação é capaz de agregar valor e inúmeras vantagens a um negócio e o scouting startups permite acesso às soluções mais inovadoras do mercado!

 

Essa estratégia ajudará o seu negócio a encontrar, identificar e filtrar as melhores opções.

 

Continue lendo esse artigo para entender melhor como funciona o scouting startups e como sua empresa pode aplicar a estratégia! Boa leitura.

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Como se conectar com startups?

Leia também: Inovação e empreendedorismo: o segredo para o sucesso do seu negócio

 

O que é scouting startups?

 

As startups são as principais fontes de inovação da atualidade, desenvolvendo produtos e serviços jamais imaginados — ou se imaginados, que nunca foram tirados do papel devido ao medo dos riscos.

 

Essas soluções criadas por esse modelo de negócio, na maioria das vezes, são capazes de solucionar problemas ou otimizar a produção de grandes empresas.

 

Sem falar que possuem um excelente potencial, possibilitando um sucesso econômico gigantesco aos seus criadores e investidores.

 

Por esses motivos — busca por soluções ou investimentos — empresas de grande porte estão sempre procurando startups com os melhores produtos e serviços.

 

Uma maneira de encontrá-las é utilizando o scouting startups.

 

Esse processo visa identificar, avaliar e selecionar as melhores startups do mercado, seja para realizar parcerias ou investir.

 

Ou seja, com o scouting startups é possível filtrar quais empresas oferecem não somente a melhor solução, como também aquela com maior potencial de conquistar excelentes resultados.

 

Como fazer scouting startups?

 

Escolher a melhor entre as melhores nem sempre é um processo fácil, ainda mais em um mercado tão instável e mutável como o das startups.

 

Por isso, os responsáveis pelo scouting de startups utilizam algumas estratégias para coletar o máximo de informações possíveis sobre os negócios, as quais serão essenciais durante a última fase do processo: a escolha. Veja abaixo como fazer isso!

 

Faça pesquisas em banco de dados

 

Existem alguns bancos de dados digitais, que possuem informações completas sobre os ecossistemas de startups.

 

Essa fonte de pesquisa vai te ajudar a encontrar os negócios que estão desenvolvendo a solução que você busca para sua empresa — ou aqueles com ideias mais inovadoras, que podem ser um sucesso no mercado.

 

Contudo, para uma pesquisa mais eficiente, o ideal é que você já tenha uma ideia do que está procurando.

 

Por exemplo, se sua empresa deseja firmar uma parceria com uma startup que desenvolve um produto capaz de reduzir o número de casos de LER entre seus colaboradores, faça uma busca prévia, verificando quais soluções podem ser mais adequadas para isso.

 

Com essa estratégia, você não perde tempo analisando cada uma das milhares de startups cadastradas no banco de dados!

 

Promova o networking

 

Eventos voltados para a área de inovação são uma mina de ouro para as empresas ou gestores em scouting startups.

 

Afinal, essas cerimônias costumam reunir administradores desses modelos de negócio, tanto em busca de clientes, como também de investidores.

 

Então, participe do máximo de eventos possíveis! Converse com os gestores das startups, colete informações sobre seus negócios e soluções.

 

Além disso, dialoga com gestores de outras empresas também em scouting startups, verificando quais estratégias eles estão utilizando durante suas buscas.

 

Alie-se a um startup hunting

 

Está com dificuldade em filtrar as melhores opções? Peça ajuda de um startup hunting!

 

Esse profissional é especializado no processo de scouting startups, sendo capaz de analisar com eficácia quais negócios oferecem uma solução mais vantajosa e com maior potencial.

 

Sem falar que um startup hunting possui uma grande rede de contatos normalmente, podendo facilitar a parceria entre a startup escolhida e sua empresa.

 

Porque investir no scouting startups?

 

Como dissemos anteriormente, a inovação faz parte da rotina de uma startup, sendo uma das principais características desse modelo de negócio.

 

E ideias inovadoras, na maioria das vezes, são capazes de promover transformações extremamente benéficas em uma empresa — aumentando a produtividade das equipes e, consequentemente, o faturamento do negócio.

 

Ao investir em scouting startup, sua empresa será capaz de aproveitar o máximo desses benefícios, dado que irá se aliar à melhor solução oferecida no mercado.

 

Além disso, caso seu objetivo seja investir em um negócio, as startups são uma excelente escolha, devido ao seu potencial de crescimento — justamente por sempre oferecer produtos e serviços inovadores!

 

Importância desse processo para as startups

 

Com o scouting, as empresas normalmente são quem vão em busca da solução oferecida pela startup e não o contrário — que é o mais comum, sobretudo nos negócios em fases iniciais de desenvolvimento.

 

Desse modo, o processo otimiza a captação de clientes e investidores para a empresa, que pode também economizar recursos (tempo e dinheiro), direcionando-os a outros objetivos e tarefas mais estratégicas

 

Como identificar startups em fase de huntings? 

 

Mesmo sendo uma ótima oportunidade de crescimento, nem todas startups estão sempre abertas a parcerias e investimentos.

 

Então, sua empresa deve saber também identificar quais negócios estão interessados nesse processo, ou seja, em fase de hunting.

 

A melhor forma de identificar esse sinal é verificando se a startup está frequentando eventos da área de inovação — como dissemos, momentos excelentes para buscar investidores e startups para investimentos.

 

Além disso, entre em contato diretamente com os gestores do negócio que mais chamaram sua atenção, realizando uma proposta inicial sobre seu interesse na parceria.

 

Conclusão

 

O scouting startups é uma estratégia que oferece vantagens tanto para as empresas investidas, como para as investidoras.

 

Por isso, caso seu negócio esteja em busca de soluções inovadoras ou uma nova fonte de investimento, utilize essa estratégia!

 

Entre em contato com os gestores da sua rede, participe de eventos ou até mesmo contrate um startup hunting.

 

Utilize o máximo de ferramentas possíveis e consiga escolher a melhor das melhores ao final do scouting startup!

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário