Spin-off e startup: qual é a diferença?

O universo da inovação abrange inúmeros conceitos, entre eles, spin-off e startup.

 

Ainda que explorem, na maioria das vezes, ideias inovadoras, esses conceitos possuem significados e aplicações diferentes, que todo investidor e empreendedor deve conhecer.

 

Por isso, continue conosco nesse conteúdo para descobrir de uma vez a diferença entre spin-off e startup! Boa leitura.

 

E-book métodos ágeis

Clique na imagem ou aqui para apresentar sua startup ou inovação aplicada para o Açolab ArcelorMittal.

 

Leia também: Aceleradora de startups: o que é e para que serve?

Leia também: Conheça metodologias e ferramentas úteis para startups!

 

O que é startup?

 

As startups são empresas criadas a partir de uma proposta de negócio inovadora, com grande potencial (e objetivo) de crescimento.

 

Ainda que esse modelo de empresa desenvolva soluções para todos os mercados, devido ao seu carácter inovador as startups estão mais presentes no setor de tecnologia.

 

Desde a criação de equipamentos tecnológicos até o desenvolvimento de sistemas modernos, os empreendedores que decidem iniciar uma startup garantem uma boa vantagem competitiva, pois entregam soluções novas (e necessárias) ao mercado.

 

Ademais, as startups possuem essas três características fundamentais:

  • Inovação: as soluções entregues por essas empresas devem ser inovadoras, proporcionando uma nova forma de resolver problemas antigos;

  • Escalabilidade: as startups devem ser capazes de aumentar seu faturamento sem aumentar os custos de produção, pelo menos, na mesma proporção;

  • Flexibilidade: esses modelos de empresa conseguem se adaptar (internamente e externamente) às mudanças do mercado, sempre entregando melhores resultados.

 

Inclusive, quando uma startup deixa de possuir uma dessas características — por exemplo, quando sua solução é oferecida há tanto tempo que não é mais considerada inovação — ela perde esse status e passa a se enquadrar nos modelos tradicionais de empresa.

 

Tipos de startup

  • B2B (Business to Business): startups que comercializam suas soluções para outras empresas;

  • B2C (Business to Consumer): startups que entregam suas soluções diretamente aos consumidores finais;

  • B2B2C (Business to Business to Consumer): startups que consomem produtos de outras empresas e repassam diretamente aos consumidores finais, como os marketplaces.

 

O que é spin-off?

 

Se você gosta de séries e filmes, com certeza já ouviu falar no termo spin-off.

 

Mas… diferente do mundo cinematográfico, em que personagens secundários de destaque ganham suas próprias tramas, no mundo das startups, empresas ou produtos são quem recebem suas próprias formas a partir de uma ideia original.

 

Ou seja, o spin-off nada mais é que a criação de um produto ou empresa a partir de outra.

 

Essa estratégia é bastante comum entre as companhias que desejam ampliar sua atuação para diferentes públicos, criando um modelo de negócio mais adequado a ele.

 

Com isso, os empreendedores conseguem reutilizar todo o conhecimento e estrutura existente para inovar no mercado.

 

Um exemplo bastante famoso de spin-off é a marca Post-it, que conquistou sua autonomia da empresa original, a 3M, após o sucesso dos adesivos autocolantes.

 

Por que investir no spin-off?

 

Os motivos que levam uma empresa a realizar o spin-off são diversos — desde o desejo de explorar novos mercados até a alta popularidade de um determinado produto, exigindo a criação de uma nova marca.

 

Contudo, a principal vantagem em tomar essa decisão é otimizar o gerenciamento de cada negócio, alcançando melhores resultados.

 

Spin-off e startup: grupo de pessoas reunidas conversandoAfinal, para tornar uma marca independente, é preciso direcionar uma equipe e recursos apenas para ela, potencializando a administração do crescimento desse negócio.

 

Em contrapartida, quando você mantém aquele produto de sucesso em sua empresa, ele terá apenas uma parcela da atenção da equipe, limitando suas possibilidades de crescimento.

 

Ah! O spin-off também pode ser realizado por empresas que não desejam mais investir em determinado negócio ou produto, oferecendo essa parte a investidores mais interessados e até mesmo capazes de ajudar a ideia a se desenvolver melhor.

 

Vantagens do spin-off

  • Atender um novo nicho no mercado: com o spin-off, sua empresa consegue atingir públicos diferentes, normalmente desinteressados em seu produto original;

  • Baixo investimento: como você já possui uma estrutura pronta, o investimento será apenas para testar sua ideia, que pode ser feito com poucos recursos;

  • Investir em inovação: o mercado adora uma ideia inovadora e com o spin-off, é possível aproveitar esse gancho;

  • Expansão independente: ao optar pelo spin-off, você não coloca em risco o negócio principal, afinal, o lançamento terá sua marca e nome próprio.

 

Enfim, qual a diferença entre spin-off e startup?

 

Bem simples: o spin-off é o nome dado ao processo de criação de um produto ou empresa a partir de um negócio que já existe.

 

Enquanto as startups são um modelo de negócio escalável, repetível e inovador, com grande potencial de crescimento exponencial.

 

Inclusive, algumas startups são criadas através do spin-off de grandes empresas, que desejam lançar no mercado ideias inovadoras, através desse modelo de negócio mais moderno.

 

Você conhecia a diferença entre spin-off e startups? Conta para a gente nos comentários!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário