Mulheres na liderança: participação, desafios e exemplos

Apesar dos números indicarem melhores resultados quando as empresas possuem mulheres na liderança, quando o assunto é inovação, empreendedorismo e tecnologia, infelizmente, elas ainda ficam para trás.

 

Por exemplo, de acordo com a ABStartups, 60% das startups — onde se concentram grande parte das inovações — são fundadas exclusivamente por homens. 

 

Dentro desse mesmo cenário, 76% são lideradas por homens e mais de 50% das equipes são formadas unicamente por homens.

 

Contudo, ao não apostar nas mulheres na liderança, essas empresas acabam perdendo excelentes resultados… Continue lendo para saber quais são!

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

Qual o papel das mulheres na inovação?

Segundo o Female Founders Report (2021), estudo elaborado pelo Distrito em parceria com a Endeavor e a B2 Mamy, apenas 4,7% das startups são fundadas exclusivamente por mulheres.

 

Para a ABStartups, 12,6% das startups têm fundadoras mulheres, sendo 66,7% brancas, 25,8% pardas ou negras, e 2,4% amarelas. Aqui, para além do problema de gênero, temos também um problema racial.

 

Mulheres na liderança: mulher comandando uma reunião

 

Como se vê, a participação das mulheres na inovação ainda é assustadoramente baixa. E a problemática não está somente na dificuldade de inserimento, mas também no tratamento que estas recebem quando são inseridas nesse meio.

 

Cenário de desrespeito e desigualdade na inovação

Quase 75% das mulheres fundadoras afirmam ter sofrido algum tipo de assédio no ecossistema de inovação. Além disso, das startups que conseguem investimento, apenas 0,04% são fundadas por mulheres.

 

E no processo de investimento, enquanto os homens são questionados sobre seus planos para o futuro, as mulheres recebem perguntas como: “Você tem ou pretende ter filhos?” ou “Você tem um sócio homem?”.

 

Também é muito comum que as mulheres acabem empreendendo em áreas consideradas “femininas” pela sociedade, como de vestuário, beleza, alimentação e entre outras.

 

Todo esse apagamento e opressão advém de um contexto de desigualdade de gênero que estimula a percepção de que essas áreas de atuação são ligadas ao universo masculino.

 

Entretanto, existem alternativas para amenizar esse quadro e fortalecer as mulheres na liderança…

 

Por que as mulheres na liderança alcançam resultados melhores?

Segundo uma pesquisa da Leadership Circle, as lideranças femininas aparecem com mais eficácia que as masculinas em todas as faixas etárias e níveis de gerenciamento. Esse estudo considerou mais de 84 mil líderes e 1,5 milhão de avaliadores.

 

Os resultados dessa e de outras pesquisas que demonstram o destaque das mulheres na liderança é devido, entre outros fatores, à capacidade dessas líderes em construir relações mais autênticas e fortes entre as pessoas.

 

Como os relacionamentos e gestão de pessoas são cruciais na atualidade, as gestoras conseguem se destacar.

 

Além disso, as mulheres adotam uma mentalidade mais criativa na hora de liderar, buscando um ganho coletivo em suas decisões, ao invés de seguir a ideia de “jogar para não perder”, adotada pela maioria dos homens.

 

Desafios enfrentados pelas mulheres na liderança

O principal desafio enfrentado pelas mulheres para alcançar a liderança é a falta de valorização do trabalho feminino, inclusive, destacado pela diferença salarial entre os gêneros que ocupam o mesmo.

 

A falta de valorização externa acaba também impactando as mulheres internamente, que mesmo conquistando resultados melhores que os homens, continuam subestimando suas próprias habilidades e competências.

 

Então, o primeiro passo para que as empresas aproveitem os benefícios promovidos pelas mulheres na liderança é valorizar suas trabalhadoras.

 

Além disso, é preciso dar mais oportunidades para que elas ocupem cargos importantes, seja comandando uma equipe ou em um papel de gestão importante no negócio, atuando diretamente na tomada de decisões.

 

Com o aumento do espaço feminino, a autoestima e autovalorização desses profissionais também irá aumentar, garantindo mulheres mais confiantes e influenciadoras.

 

Como incentivar a liderança feminina nas empresas?

Para garantir que as mulheres realmente tenham espaço na liderança, as empresas devem promover uma cultura de diversidade. Assim, não apenas essas profissionais ocuparam lugar de destaque, como serão respeitadas e ouvidas.

 

Nesse caso, também é crucial eliminar determinados comportamentos nocivos — como interrupções, chacotas ou comentários machistas — proporcionando maior segurança para que as mulheres consigam trabalhar e expor suas ideias.

 

Outro ponto importante é garantir a igualdade salarial que, inclusive, é um direito constitucional e vem sendo cada vez mais sendo exigido pela lei.

 

Além disso, é necessário proporcionar qualificação e especialização para as trabalhadoras, até mesmo para aumentar a autoconfiança delas — eliminando um dos desafios que impedem o crescimento das mulheres na liderança.

 

Mulheres na liderança: inspiração para mudar, já!

No Brasil e no mundo, já existem muitas iniciativas admiráveis de incentivo à participação de mulheres na liderança e na inovação, como os projetos Girls Who Code, Cloud Girls, Elas nas Exatas, Mulheres na Ciência e Inovação, e Saga Project.

 

Também é importante seguir debatendo o tema para a conscientização de mais pessoas. 

 

No Açolab, por exemplo, foi realizado o Meetup - Mulheres na Inovação, evento que deu um show de ensinamentos e aprendizados.

 

Nele, estiveram presentes Lindalia Junqueira, Lilian Natal e Dany Carvalho, três mulheres inovadoras que podem servir de inspiração para você, mulher, que também deseja se aventurar na inovação:

 

Lindalia Junqueira

A primeira NASA Singularity mulher do Brasil. É CEO Íons Innovation e idealizadora do HackingRio, o maior Hackaton Latam. Foi reconhecida como a “heroína do ecossistema de startups do Brasil” pelo Startup Awards 2020.

 

Lilian Natal

Busca ajudar startups a crescerem com inovação e auxiliar pessoas em suas jornadas de desenvolvimento. Atua como head de comunidade no Distrito, programa que já apoiou cerca de 500 startups do Brasil, e é co-fundadora de duas startups, a Play2sell e a Videofy.

 

Dany Carvalho

Acredita que educação, tecnologia e empreendedorismo podem transformar a vida das pessoas. É gerente do Projeto Bridge Ecosystem e produtora do Podcast #CaféComigo. Já apoiou centenas de empreendedores digitais em iniciativas como Startup Farm, Start-Up Brasil, Microsoft BizSpark, ABStartups e Cubo Itaú.

 

Mais encorajador do que conhecer mulheres bem sucedidas? Também existem dados que comprovam que o retorno sobre o investimento em empresas lideradas por mulheres é 25% mais rápido, como aponta Lilian Natal. 

 

Em resumo, a igualdade de gênero, além de ser um direito humano, também é beneficial para o ecossistema da inovação. Portanto, o prejuízo dessa realidade desigual não se limita às mulheres, mas a todo o ecossistema.

 

Logo, é preciso superar os estereótipos sobre a capacidade e o papel das mulheres na liderança e na inovação e incentivá-las cada vez mais a assumirem essas posições. 

 

Lugar de mulher é na inovação, no empreendedorismo, na tecnologia, na liderança ou em qualquer outro lugar que ela quiser!


 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário