Conheça o lado dark dos NFTs 

Você conhece o lado dark dos NFTs?

 

Sucesso entre celebridades e colecionadores, os tokens não fungíveis possuem um lado obscuro, que vem preocupando as autoridades.

 

Os NFTs são códigos utilizados para transferir digitalmente a propriedade de um determinado item para outra pessoa e é bastante utilizado para comercialização de peças com valores únicos (e na maioria das vezes altíssimos).

 

Mesmo sendo uma excelente oportunidade para compradores, essa transação protegida pelas redes de blockchain também está sendo utilizada para o exercício de atividades ilícitas — gerando o lado dark dos NFTs.

 

Veja abaixo quais crimes e golpes podem ser facilitados pelos tokens não fungíveis.

 

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: 7 camadas do Metaverso: o que são e qual é a importância!

Leia também: Descubra as 5 principais características do metaverso

 

Lavagem de dinheiro

 

A lavagem de dinheiro consiste na alteração da origem de um capital, proveniente de atividade ilegal, para desviar a atenção das autoridades acerca da movimentação ilícita. 

 

Infelizmente, esse crime faz parte do lado dark dos NFTs.

 

Por exemplo, através do sistema de compras anônimas, uma pessoa pode vender a si mesmo um NFT de alto valor, reconhecendo posteriormente aquele capital como fundo de venda de obras de arte.

 

Assim, a origem verdadeira do dinheiro é encoberta.

 

Golpes e falsificações

 

Não há como negar: os NFTs são um sucesso!

 

Juntamente a esse sucesso há dois fatores: uma altíssima movimentação monetária — há tokens que rendem até R$ 5.000,00 por dia — e os golpes do lado dark dos NFTs.

 

Para enganar os compradores, esses golpistas utilizam os seguintes esquemas:

  • Comercializar produtos falsificados, como obras de artes ou tweets;

  • Personificar serviços de suporte;

  • Criar brindes falsos, que exigem o envio de pequenas quantias em troca de um NFT valioso.

 

Felizmente, alguns mercados já começaram a implementar medidas para deter a ação desses criminosos.

 

Uma estratégia adotada pelo MetaMask foi desativar o recurso de sincronização de código QR móvel, por tempo determinado.

 

Enquanto, o Open Sea criou o botão SOS, que permite o bloqueio da conta caso o cliente suspeite que está havendo uma movimentação criminosa.

 

Mineração e poluição

 

A mineração de criptomoedas é um processo complexo que, ao ser realizado com o sistema Proof-of-Work (PoW), consome bastante energia elétrica.

 

O lado dark dos NFTs: ilustração de duas pessoas em um cenário com símbolos relacionados ao NFT

Os impactos gerados por esse alto consumo de energia preocupam ambientalistas, que temem que o sucesso dos NFTs gere um aumento das atividades de mineração.

 

Contudo, esse cenário de impacto ambiental pode ser contido com a migração dos blockchains para sistemas de mineração que não necessitam de energia, como o PoS.

 

 

Falhas na segurança

 

Golpes de phishing já foram identificados no mercado de NFTs, em que criminosos furtaram obras e utilizaram cartões de crédito cadastrados pelos clientes da loja Nifty Gateway.

 

Os cartões eram usados para comprar outros NFTs, que, em seguida, também eram furtados pelos criminosos.

 

A pior parte é que o sistema de blockchain dificulta o rastreamento dessas transações, impedindo que os itens sejam recuperados e devolvidos aos donos originais.

 

Guerra na Ucrânia

 

A Guerra russo-ucrânia, iniciada com uma invasão russa em 24 de fevereiro de 2022, causou um cenário de destruição e preocupação por todo mundo — que ainda está se recuperando dos efeitos causados pela pandemia do coronavírus.

 

E os tokens não fungíveis também estão envolvidos nesse cenário, abrindo mais uma oportunidade no lado dark dos NFTs.

 

Para arrecadar fundos, a Ucrânia criou uma coleção de NFTs composta por notícias relacionadas à guerra contra a Rússia.

 

O vice-ministro de transformação digital da Ucrânia, Alex Bornyakov, espera que esse projeto transforme-se em um museu digital sobre a guerra, servindo como memória para as futuras gerações.

 

Além disso, o país já recebeu cerca de R$ 395 milhões de doações em formato de criptomoedas — dinheiro que está sendo utilizado para financiar medicamentos, lanches embalados, coletes à prova de balas e demais suprimentos essenciais às forças armadas.

 

Então, não devemos investir em NTFs?

 

Mesmo com o lado dark dos NFTs, ainda é vantajoso e potencialmente seguro investir nesses tokens não fungíveis.

 

Além das vantagens que eles oferecem aos clientes, é esperado que os NFTs assumam um papel importante nas transações comerciais do Metaverso — e quanto antes você estiver inserido nesse mercado, melhor.

 

O importante é ter cuidado ao comercializar NFTs, evitando propostas suspeitas e utilizando apenas lojas confiáveis.

Adicionar um comentário


Comentários