Descubra as 5 principais características do metaverso

Quais são as principais características do metaverso? 

 

Apesar de ser uma das tecnologias mais faladas dos últimos tempos, o metaverso ainda é um conceito novo e desconhecido. 

 

Seria uma realidade virtual? Um avatar? Uma nova rede social? 

 

A verdade é que o metaverso é tudo isso e mais um pouco. Nesse artigo, você vai entender melhor sobre algumas das principais características dessa tecnologia. 

 

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Quais são as principais tecnologias da indústria 4.0? Confira!

Leia também: Tecnologia nas empresas: qual é a importância real?

 

 

O que é o metaverso?

 

Metaverso é um termo usado para indicar um ambiente virtual inspirado na realidade por meio de aparelhos eletrônicos. É considerado uma evolução da internet. 

 

Por exemplo, você acessa um grupo no WhatsApp pelo celular hoje. Com o metaverso, seria possível interagir com cada avatar dos integrantes do grupo em uma dimensão 3D. Incrível, não é? 

 

Além de interagir, a previsão é poder estudar, trabalhar, comprar, dentre outras atividades da vida real. Em resumo: não existe um limite em relação às possibilidades deste espaço virtual. 

 

Apesar de ser uma inovação que ainda não tem previsão de ser implementada, dezenas de empresas, como o Facebook — que, inclusive, mudou seu nome para Meta — e a Microsoft, estão fazendo grandes investimentos nessa tecnologia.

 

5 principais características do metaverso

 

O que mais marca o metaverso? Esse ambiente virtual é marcado por um conjunto de elementos que o tornam uma tecnologia diferente de qualquer uma vista antes. 

 

Confira as suas maiores características:

 

Mundo virtual

 

A principal característica do metaverso ser virtual, então, é possível acessar do computador, celular, tablet ou qualquer outro dispositivo eletrônico. 

 

Não é à toa que essa tecnologia também é chamada de internet 3D: seria uma versão mais concreta da internet.

 

Além disso, um dos principais objetivos é conectar o mundo real e o virtual, realizando uma ação simultânea em ambos ambientes. 

 

Ou seja, você pode fazer algo, como mexer um drone no metaverso, e esse movimento refletir no mundo real também. 

 

Realidade virtual 

 

Utilizando recursos gráficos 3D ou imagens 360º, a realidade virtual é um ambiente desenvolvido para produzir sensações reais. 

 

Nesse sentido, é possível gerar imagens, sons e outras sensações realistas. Em alguns casos, você tem a impressão de até poder tocar em um objeto. 

 

É como se você estivesse realmente imerso em outra realidade. 

Metaverso: robô branco

 

Para acessar, você precisa de algum equipamento, como óculos ou capacete de realidade virtual aumentada, que já são usados frequentemente em jogos. 

 

Avatar

 

O avatar é a representação da pessoa real. Ele será uma réplica da sua forma humana — ou qualquer outra personalidade que você queira criar.

 

É possível personalizar do seu jeito e ter uma experiência mais interativa com o universo.

 

Dentre dezenas de aplicações, como jogos e anúncios, a assistência médica se destaca. Pesquisadores do mundo estão aproveitando a tecnologia para realizar testes em pacientes com distúrbios e condições crônicas, como autismo, hiperatividade e demência.

 

Dinâmica social

 

Como falamos, a ideia do metaverso é desenvolver uma realidade virtual que reflita a real, então, a dinâmica social é uma característica essencial dessa tecnologia. 

 

Nesse caso, a intenção é gerar interações entre as pessoas — ou melhor, seus avatares — como se fosse no mundo físico. Sendo assim, você pode se conectar com um parente distante sem sair de casa.

 

Inteligência artificial, realidade virtual e outras tecnologias serão as responsáveis por possibilitar esse contato. 

 

Uma das melhores aplicações dessa característica é no mercado de trabalho, pois possibilita, por exemplo, ter uma reunião ou até mesmo assinar um contrato virtual. 

 

Segurança cibernética 

 

Conforme a tecnologia avança, é preciso melhorar a segurança cibernética, já que os hackers ficam também mais agressivos. 

 

Nesse sentido, o blockchain é uma das melhores alternativas para conseguir controlar os milhares de dados dos usuários e empresas que vão fazer parte do metaverso. 

 

Caso você ainda não conheça, o blockchain é um enorme banco de dados compartilhado que registra as transações dos usuários.

 

Basicamente, esse é um sistema de segurança que armazena dados de maneira imutável, descentralizada e cronológica, além de não ser veiculado a nenhuma autoridade, como o governo ou empresa, funcionando de forma autônoma. 

 



 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário