O que é e o que tem em um term sheet de startups

Presente nas principais negociações de investimento, o term sheet é um documento super importante para as startups.

 

Mesmo sem possuir o poder vinculante e formalidade dos contratos, esse documento emitido durante as fases iniciais da negociação pode garantir para sua startup clareza no modelo de parceria/investimentos!

 

Ao longo desse conteúdo, vamos explicar melhor sobre o que é o term sheet e quais elementos não podem faltar nesse documento. Aproveite a leitura!

 

Açolab ventures

Clique na imagem para conhecer o Açolab Ventures (CVC da ArcelorMittal), ou aqui.

 

Leia também: Scouting startups: o que é, como fazer e identificar startups em huntings

Leia também: Cuidados na hora de receber investimentos que você precisa ter

 

O que é term sheet?

 

O term sheet — ou memorando das intenções, como é chamado em português — é um contrato estabelecido de forma preliminar entre a startup e o investidor interessado, ainda durante as primeiras etapas da negociação.

 

No documento, devem estar inclusas as diretrizes do futuro investimento (como as condições e termos), permitindo que ambas as partes analisem com calma esse negócio e apenas partam para as etapas mais burocráticas quando tudo estiver devidamente ajustado.

 

Quando sua startup precisa de um term sheet?

 

term sheet: mulher sorrindo enquanto entrega papéis a um homemO memorando das intenções deve ser criado durante as fases iniciais das negociações de investimento, ou seja, quando uma pessoa ou empresas demonstrar interesse concreto em investir na sua startup.

 

Assim, o term sheet aparece antes mesmo da etapa de diligências legais, que envolve processos de avaliações, auditorias e assinatura do contrato de investimento.

 

Ademais, para alcançar esse estágio, é fundamental que a startup esteja investment ready, dado que esse é o primeiro passo para atingir a fase de busca por investidores.

 

Importância desse documento durante a negociação

 

Mesmo não sendo um documento vinculante — que obriga as partes a darem continuidade na execução do contrato — o term sheet é fundamental durante a busca por investidores.

 

Afinal, como esse processo envolve bastante risco para o investidor, o alinhamento prévio realizado através do memorando de intenções ajuda a dar mais segurança para essas pessoas e aumentar seu interesse na transação.

 

Já a startup garante uma imagem mais séria e compromissada no mercado, atraindo mais tipos de investidores que desejam justamente se aliar a empresas com essas caraterísticas.

 

Além disso, alguns acordos podem ser realizados ainda no term sheet, oferecendo às duas partes direitos e preferências.

 

O que deve conter no term sheet?

 

O term sheet pode proporcionar a sua startup excelentes benefícios.

 

Para isso, é fundamental levar a construção desse documento a sério, incluindo todos os elementos, regulamentações e aspectos fundamentais a essa estrutura.

 

O que não pode faltar em um term sheet:

  • Valor da avaliação da startup;

  • Montante do investimento pretendido;

  • Maneira de liquidação do investimento;

  • Cota de participação dos investidores;

  • Exclusividade e confidencialidade da operação;

  • Regras sobre rescisão do contrato de investimento;

  • Deveres e direitos dos investidores, inclusive, em relação ao voto.

 

Contudo, sua startup está livre para adicionar outros elementos, que ajudem a melhorar o direcionamento do negócio!

 

Afinal, o importante é deixar claro para o interessado qual será seu papel na startup como investidor, assim como as intenções da sua empresa com a transação.

 

Inclusive, o ideal é contar com o auxílio especializado de um profissional jurídico, que será capaz de realizar não apenas um excelente contrato de investimento, como também um term sheet super completo!

 

Por que não abrir mão do term sheet?

 

Sua startup possui investidores interessados? Está em meio a alguma negociação?

 

Então, agora que você já sabe como elaborar um term sheet, não esqueça de incluir esse documento em todos os seus negócios — tanto futuros como em andamento!

 

Garanta uma maior segurança para os seus investidores sobre a transação e tenha mais chances de conseguir o investimento desejado.

 

E claro: atraia cada vez mais pessoas e empresas interessadas em contribuir para o crescimento da sua ideia inovadora!

 

O que você incluiria no term sheet da sua startup?

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário