Mercado do aço no Brasil e no mundo: tudo o que você precisa saber

O mercado de aço é um dos principais setores econômicos, que funciona como fonte de insumo para empresas de outras áreas, principalmente a construção civil.

 

Mesmo tendo apresentado algumas retrações nos últimos anos, a melhora da economia brasileira e mundial cria um cenário super positivo para as empresas desse setor.

 

Se você também faz parte do mercado de aço no Brasil ou está pensando em investir nele, venha conosco! Descubra quais são as necessidades e tendências de inovação dessas indústrias, assim como seus resultados e expectativas para os próximos anos.

 

Boa leitura!

Leia também:

 

Qual o cenário do mercado de aço no Brasil?

Mesmo começando o ano com queda na produção de aço no Brasil, a WorldSteel prevê um novo incremento de 1,9% em 2024, com demanda de 1,849 bilhão de toneladas. 

 

Tendo produzido 2,5 milhões de toneladas de aço apenas em janeiro deste ano, o país está na 10ª posição na lista de maiores produtores mundiais.

 

Dessa forma, o Brasil fica atrás apenas de grandes potências como China, Índia, Estados Unidos e entre outros países da União Europeia.

 

Esses dados são super positivos, especialmente ao colocar a produção brasileira em local de destaque no mercado internacional e demonstrar sua capacidade de atender a altas demandas.

 

Contudo, também é necessário continuar investindo em melhores para o setor, retomando uma produção mais acelerada — que o Brasil já demonstrou ter potencial para cumprir — e até mesmo elevando sua posição.

 

Mercado do aço: homem segurando material de aço em um estoque

E o mercado do aço no mundo?

No mundo, a produção de aço também apresentou uma queda, com 148,1 milhões de toneladas em janeiro de 2024, uma queda de 1,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

Os dados foram também apontados pelo boletim mensal divulgado pela Worldsteel Association.

 

Inclusive, a China, maior fabricante mundial, sofreu uma queda de 6,9% na comparação anual, produzindo 77,2 milhões de toneladas no primeiro mês de 2024.

 

Confira outros resultados obtidos pelos principais produtores:

  • Índia: 12,5 milhões de toneladas, alta de 7,3%;

  • União Europeia: 10,2 milhões de toneladas, queda de 1,8%;

  • Estados Unidos: 6,8 milhões de toneladas, pequena queda de 0,3%.

 

Quais são as tendências para o mercado do aço nos próximos anos?

O mercado de aço vem apresentando algumas tendências que podem auxiliar as empresas do setor a otimizarem seus resultados e até mesmo aumentar a sua produtividade. Veja abaixo quais são as principais:

 

Demanda crescente

Com a crescente melhora na economia e, consequentemente, a queda na taxa de juros e na inflação, a tendência é que a demanda pelo aço aumente gradativamente. Inclusive, a expectativa da Worldsteel é que 2024 seja o fim dos ciclos de juros moratórios.

 

Além disso, a demanda pelo aço no setor de construção civil também tende a aumentar, principalmente em projetos de longa escala, como pontos e edifícios. Portanto, esse é outro ponto positivo para o mercado.

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade está cada vez mais presente nos setores econômicos e o mercado de aço não ficou de fora. Com a adoção do ESG pelos gestores, a tendência é que materiais mais ecológicos, gestão de resíduos e demais práticas que ajudem a reduzir os impactos ambientais estejam presentes em todo processo de produção e fabricação.

 

Inovação e tecnologia

Outra tendência do mercado mundial é a inserção de tecnologias inovadoras, que ajudam a otimizar a gestão de uma empresa, suas operações, produção, logística e entre outros departamentos.

 

No mercado de aço, podemos destacar: impressão 3D de aço, novas técnicas de soldagem, revestimentos mais modernos e entre outras tecnologias e inovações.

 

Mais geração de empregos

Como resultado do aumento da demanda para o setor, o mercado de aço no Brasil também causará maior geração de empregos entre profissionais especializados e mão de obra.

 

Inclusive, vale a pena investir em capacitação e especialização para garantir oportunidades ainda melhores nas empresas.

 

Segurança e qualidade

A segurança e qualidade dos materiais produzidos também deve ser uma tendência e característica importante, especialmente para as indústrias de aço que querem se destacar no mercado e aproveitar ao máximo essa demanda crescente.

 

Portanto, não tenha receio de investir em novos sistemas produtivos, medidas de controle de qualidade e segurança, máquinas modernas, técnicas atualizadas e o que mais for necessário para garantir maior preferência da sua marca em relação aos concorrentes.

 

O que esperar do mercado do aço em 2024?

Para 2024, é possível esperar não apenas um aumento na demanda para o setor como um todo — impulsionado pela crescente procura da construção civil pelo aço — mas também a adoção das tendências acima.

 

Afinal, para aproveitar essas oportunidades, sua indústria deve estar adequada às principais tecnologias para o mercado de aço, que vão ajudar a melhorar a produtividade, qualidade e segurança das suas operações.

 

Sem falar que será possível mudar a estratégia do seu negócio, voltando-o a atender as necessidades dos clientes e do setor.

 

E para você? Qual sua expectativa para o mercado de aço no Brasil e no mundo em 2024?

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário