Siderurgias: conheça as principais inovações e tendências do setor!

As siderurgias representam um setor importante para a economia mundial e, principalmente, para a brasileira.

 

Além de ter um impacto significativo no Produto Interno Bruto (PIB) do país, o aço produzido por essas indústrias também são fundamentais para o funcionamento e produção de outros setores econômicos.

 

Não sabia disso? Então, continue lendo para saber mais sobre o setor de siderurgia no Brasil, seus impactos econômicos e as principais tendências adotadas pelas indústrias.

 

Boa leitura!

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

Leia também:

 

O que é a siderurgia?

A siderurgia é um segmento da metalurgia voltado para a fabricação, preparação e tratamento de aços e ferros fundidos.

Siderurgias: imagem de uma indústria de aço.

O procedimento adotado por esse segmento envolve várias etapas, incluindo a extração do minério de ferro até a produção de produtos de aço, usados por diferentes indústrias, como a eletrônica, automotiva e construtiva.

 

Qual o cenário da siderurgia no Brasil?

Em 2021, o setor minero-siderúrgico representou 3%, sendo que dessa porcentagem 1,9% é apenas referente a siderurgia, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

 

Mesmo não sendo números muito altos, o Brasil é um dos maiores produtores de aço do mundo, sendo o minério brasileiro reconhecido mundialmente pelo alto teor de ferro e custo baixo.

 

Além disso, como o material é usado por diferentes segmentos industriais, o aço produzido ganha destaque e importância na economia brasileira, sendo basicamente um produto imprescindível para o mercado.

 

Importante também destacar que o Brasil abriga grandes empresas siderúrgicas e o aço produzido atende tanto às demandas nacionais, como as internacionais.

 

Quais os desafios da siderurgia nacional?

Ainda que seja importante para a economia brasileira, o setor das siderurgias enfrenta alguns desafios, sobretudo relacionados às variações na demanda e flutuações nos preços das matérias-primas.

 

Além disso, como essas empresas consomem 11% da energia do Brasil, o setor acaba tendo também altos custos com eletricidade, que costumam possuir valores flutuantes em determinadas épocas.

 

Outro desafio é em relação à sustentabilidade, dado que as indústrias emitem alta quantidade de carbono e ainda utilizam recursos naturais na fabricação dos seus produtos.

 

Inclusive, uma solução para os dois últimos desafios citados é a adoção de fontes de energia sustentáveis, que ajudariam a reduzir os custos com eletricidade e ainda contribuiria de forma positiva ao meio ambiente, ajudando a equilibrar os impactos negativos.

 

Principais tendência e inovações das siderurgias

Conheça abaixo as tendências e inovações mais adotadas pelas siderurgias nacionais e internacionais:

 

1. Sustentabilidade

Por ser um dos desafios das siderurgias, a sustentabilidade também acaba sendo um dos focos de tendências e inovações para as indústrias. 

 

Uma das estratégias adotadas é o uso de fontes renováveis, que contribuem para a reduzir a pegada de carbono da cadeia, equilibrando os impactos negativos gerados durante a produção do aço.

 

2. Automação industrial

A automação de atividades e processos é uma realidade em todo setor industrial, inclusive entre as siderurgias.

 

A partir dessa solução, as indústrias conseguem otimizar suas produções, reduzindo o tempo de execução, os custos e erros na cadeia produtiva.

 

A tecnologia de acionamento, fresadoras e modelagem de metal são algumas tecnologias usadas para a automação das siderurgias.

 

3. Gestão de manutenção

A gestão de manutenção é uma estratégia voltada ao controle das atividades relacionadas à manutenção de equipamentos e instalações de uma empresa, bem como uma das principais tendências entre as siderurgias.

 

Afinal, através desse procedimento, as indústrias garantem maior durabilidade para seus equipamentos, bem como evitam problemas inesperados nas máquinas, que podem atrasar a produção.

 

4. Internet das Coisas

Outra inovação presente em basicamente todos os lugares, inclusive nas residências, é a Internet das Coisas, que também está sendo aproveitada pelas siderurgias.

 

Nesse caso, a solução pode ser aplicada para rastrear objetos e trabalhadores da equipe, ajudando a reduzir tempo em determinadas atividades e até mesmo para contribuir para a segurança dos funcionários.

 

Afinal, as siderurgias são acomodadas em áreas grandes e com equipamentos de risco, então, a possibilidade de fácil rastreamento pode até mesmo salvar uma vida.

 

5. Digitalização dos processos

A transferência dos documentos físicos para o mundo virtual, através da digitalização, proporciona uma integração dos setores e agiliza o acesso dos gestores e demais integrantes da equipe às informações que precisam.

 

Não conhecia essas tendências e inovações para as siderurgias? Mande para um profissional do setor de aço!

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário