O ChatGPT o1-mini já está disponível, inclusive para os usuários da versão gratuita!
Contudo, nem todo mundo ainda consegue acessar o novo modelo de inteligência artificial recentemente lançado pela OpenAI.
Ainda que não tenha chegado por aí, venha conosco! Vamos descobrir quais são as novidades e entender como funciona essa versão da IA — que não para de revolucionar o mercado.
Aproveite a leitura!
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também:
O que é o ChatGPT o1-mini?
O ChatGPT o1-mini é um novo modelo de inteligência artificial, que já estava disponível para os usuários assinantes do ChatGPT Plus ou Team, e que agora pode ser acessado por algumas pessoas com contas gratuitas.
Tanto esse modelo, como a versão ChatGPT o1-preview, conseguem raciocinar em tarefas complexas e resolver problemas mais difíceis do que os modelos anteriores em tópicos como ciência, codificação e matemática.
Contudo, o ChatGPT o1-mini possui limitações em comparação ao “seu irmão mais velho”, sendo mais focado na elaboração de códigos.
Devido a sua limitação, o modelo proporciona maior eficiência energética e rapidez, além de menores custos. Em contrapartida, a versão maior possui altas taxas de acerto.
Ambas as ferramentas utilizam um sistema de aprendizagem por esforço, entregando respostas cada vez melhores.
Quais são as novidades do ChatGPT o1-mini?
O ChatGPT o1-mini é uma inteligência artificial mais racional. Inclusive, o modelo foi treinado para gastar mais tempo elaborando suas respostas, como uma pessoa faria.
Além disso, a IA aprende com o tempo a refinar seu processo de pensamento, reconhecer erros e até mesmo buscar estratégias diferentes para alcançar seus objetivos.
O ChatGPT o1-preview se destaca em matemática e decodificação, enquanto sua próxima atualização segue modelo de desempenho semelhante ao de alunos de doutorado em tarefas de física, química e biologia.
Por outro lado, o ChatGPT o1-mini é ideal para tarefas de programação e desenvolvimento, sendo uma versão mais especializada do modelo anterior.
Mesmo sendo mais limitado, esse modelo entrega respostas mais robustas em comparação ao GPT-4o, vejamos abaixo:
Resposta do GPT-4o.
Resposta do ChatGPT o1-mini.
Testes de segurança no ChatGPT o1-mini
A OpenAI está focando bastante na segurança dos seus modelos de inteligência artificial, e com o ChatGPT o1-mini isso não foi diferente.
As duas versões foram testadas por meio de uma nova abordagem, que utiliza suas capacidades de raciocínio para fazê-los aderir às diretrizes de segurança e alinhamento.
Dessa forma, a IA literalmente raciocina sobre as regras de segurança, aplicando-as com maior eficiência.
Além disso, a empresa também está investindo em segurança, governança interna e colaborando com o governo federal dos Estados Unidos. Inclusive, recentemente formalizou acordos com os Institutos de Segurança da IA dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Como testar o ChatGPT o1-mini?
De modo geral, o ChatGPT o1-mini apenas está totalmente disponível para os assinantes do ChatGPT Plus ou do ChatGPT Team. Contudo, alguns usuários de contas gratuitas também estão conseguindo acessar a novidade.
Nesse caso, a disponibilização não segue um parâmetro definido ou, pelo menos, a OpenAI não divulgou esse critério.
Para descobrir se o ChatGPT o1-mini está disponível para você, basta clicar em ChatGPT Auto, localizado na parte superior da tela, e buscar pela opção.
Por enquanto, os usuários apenas possuem acesso a 50 comandos por semana, tanto com o ChatGPT o1-preview, como também no ChatGPT o1-mini.
Após atingir esse limite, não será mais possível selecionar o modelo no menu suspenso.
Quais são as próximas novidades?
Esse é apenas o início!
A OpenAI planeja não apenas atualizar os modelos, mas também incluir navegação, upload de arquivos e imagens, assim como outros recursos que tornem o ChatGPT o1-mini e preview mais úteis aos usuários.
Além disso, a empresa tem planos de continuar desenvolvendo modelos da série GPT e da nova série OpenAI o1.
O ChatGPT o1-mini já está disponível por aí?