Sam Altman: tudo sobre o criador do Chat GPT

Se você já procurou saber um pouco sobre a história do Chat GPT, deve ter se deparado com Sam Altman. Não é por menos: o sucesso da IA o transformou em uma celebridade nessa área!

 

Afinal, o empresário, investidor e programador é um dos integrantes do grupo responsável pela criação da OpenAI, que desenvolveu e lançou a famosa inteligência artificial.

 

Contudo, sua trajetória possui alguns pontos importantes — desde o seu ingresso na Y Combinator (YC) até o posto de CEO da OpenAI (e sua demissão!) — que vale a pena conhecer.

 

Venha conosco nesse conteúdo e saiba mais sobre a história do criador do Chat GPT!

 

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

Quem é Sam Altman?

 

Sam Altman (ou Samuel H. Altman) nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e descobriu sua paixão pela programação aos 8 anos. Desde essa idade, o jovem começou a aprender a programar e desmontar o computador Macintosh, da Apple, segundo relatou em uma entrevista ao The New Yorker.

 

Por conta dessa afinidade com a programação, ingressou na Universidade de Stanford para estudar ciência da computação e seu primeiro projeto: uma rede social baseada em localização, desenvolvida com um grupo de amigos.

 

Mesmo tendo sido encerrada anos após sua criação, esse passo foi importante para seu crescimento no mercado e o deixou mais próximo do seu grande marco: a OpenAI.

 

Imagem do logo da OpenAI, empresa fundada por Sam Altman

 

Trajetória de Sam Altman

 

O jovem de Chicago percorreu alguns caminhos antes de fundar a OpenAI. Vamos conhecer mais sobre sua trajetória!

 

Formação acadêmica

 

Sam Altman iniciou seus estudos na Universidade de Stanford, onde cursava ciências de computação, área que possuía bastante afinidade desde cedo.

 

Contudo, assim como grandes nomes desse setor, decidiu abandonar a universidade e focar em sua carreira profissional.

 

Nessa mesma época, inclusive, já tinha sido um dos responsáveis pela criação da rede social chamada Loopt.

 

Carreira profissional

 

Em 2005, quando tinha apenas 19 anos, Sam Altman se juntou a um grupo de amigos para desenvolver a Loopt, que posteriormente foi vendida por mais de US$ 40 milhões, mas foi encerrada em 2012.

 

No entanto, esse marco da sua carreira foi importante, pois a partir da rede social ele teve acesso a Y Combinator (YC), uma das aceleradoras de startups mais prestigiadas, conhecida por investir em inovações como o Dropbox e Airbnb.

 

Inclusive, durante seu período na YC pode investir em várias ideias, chegando ao cargo de presidente da aceleradora em 2014 — que ocupou até 2019.

 

Nessa mesma época, se juntou a Elon Musk para criar a famosa OpenAI, que abriu as portas para uma das inovações mais importantes da atualidade: a inteligência artificial.

 

Como ocorreu a fundação da OpenAI?

 

A OpenAI foi criada em 2015 por Sam Altman, Elon Musk (que deixou a empresa em 2018) e outros pesquisadores e investidores com um objetivo principal: desenvolver inteligência artificial para o bem da humanidade, evitando que a tecnologia se tornasse uma inimiga.

 

Inclusive, essa meta é baseada em um medo revelado pelo empresário durante sua entrevista ao The New Yorker, de que a IA poderia escravizar os humanos — então, teríamos que fazer isso primeiro.

 

Desde a sua criação, a empresa vem conquistando o mercado, principalmente após o lançamento do Chat GPT, que se tornou um verdadeiro sucesso entre os usuários, inclusive, de diferentes gerações.

 

Outro marco importante da empresa foi sua parceria com a Microsoft, que rendeu a criação da Dall-E 2, uma inteligência artificial capaz de gerar imagens a partir de comandos de texto.

 

Afastamento de Sam Altman da OpenAI

 

Em novembro de 2023, a OpenAI anunciou o afastamento de Sam Altman do cargo de CEO da empresa, sob alegação de que o empresário não havia sido “consistentemente sincero em suas comunicações com o conselho”.

 

Contudo, semanas depois ele foi recontratado pela empresa, após uma investigação independente revelar que o conselho não precisava demiti-lo.

 

Durante esse período que se manteve afastado da OpenAI, Altman trabalhou cerca de uma semana na Microsoft, que possui uma parceria bilionária com a empresa.

 

O conselho da OpenAI sofreu outras alterações durante os últimos meses, mas, a empresa continua investindo em seus produtos e se mantendo em destaque no mercado.

 

Agora, nos resta continuar acompanhando seus avanços e aproveitando os benefícios que a tecnologia tem a oferecer.

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário