Você deseja entrar no mundo dos investimentos e ainda não sabe o que são blue chips?
Uma das ações mais procuradas pelos investidores, uma hora ou outra, quem atua na bolsa de valores acaba investindo nesse ativo.
Afinal, a liquidez e segurança dessas aplicações são bastante atrativas, principalmente para quem está começando. Continue lendo para entender de uma vez o que são blue chips!
Clique na imagem para conhecer o Açolab Ventures (CVC da ArcelorMittal), ou aqui.
Leia também: Criptoverso: o que é e que revolução é essa
Leia também: Conheça o lado dark dos NFTs
O que são blue chips?
As blue chips são ações da bolsa de valores, normalmente relacionadas a empresas com nome forte e negócio consolidado do mercado. Segundo os especialistas, as blue chips são os ativos mais importantes da bolsa.
Inclusive, o nome dessas aplicações faz relação com as fichas azuis de um cassino, que possuem maior valor que as demais.
Devido a sua alta liquidez, as blue chips são bastante procuradas pelos investidores, sendo consideradas “ações de primeira linha”. Assim, as cotações desses ativos sempre costumam ser elevadas.
Ademais, como essas ações compõem o Ibovespa — principal índice da Bolsa de Valores brasileira — o desempenho delas impactam diretamente na performance dessa métrica, assim, os ativos acabam sendo utilizados como termômetro da B3.
Vantagens de investir nas blue chips
A principal vantagem de investir nas blue chips — que atrai grande parte dos investidores — é a alta liquidez dessas ações, dado que o volume de negociações diárias é muito alto, aumentando a facilidade em encontrar aplicações tanto para venda como compra.
Outra vantagem é que as blue chips são as ações que pagam os melhores dividendos.
Sem falar que, como as empresas com blue chips são as mais conhecidas e renomadas no mercado, você garante uma maior segurança nas suas cotações, mesmo com a ocorrência de problemas.
Afinal, essas grandes corporações são mais resistentes às variações do mercado.
E quais são os riscos?
Enquanto a consolidação da empresa no mercado proporciona maior segurança aos investidores, essa característica também impede que essas corporações apresentem uma elevação repentina no lucro.
Ou seja, sua rentabilidade tende a ser estável nesse modelo de aplicação.
Qual a diferença entre blue chips e startups?
As principais características das startups é que essas empresas são baseadas em um modelo de negócio escalável e repetível. Além disso, funcionam em condições de extrema incerteza.
Ou seja, diferente das empresas que compõem as ações do tipo blue chips, o mercado que as startups normalmente estão inseridas é bastante instável.
Assim, essa empresa pode estar, nesse momento, em uma boa posição — gerando aos seus investidores ótimos rendimentos — como também em alguns meses perder seu posto para outras.
Blue chips x startups: em qual investir?
Devido ao cenário de incerteza, característico das startups, investir nesse modelo de negócio representa um risco maior.
Contudo, ao abrir mão da segurança fornecida pelas blue chips, o investidor pode garantir algo que não é encontrado nas empresas mais estáveis: o crescimento abrupto nos rendimentos.
Afinal, se a solução desenvolvida por aquela startup realmente possuir potencial — e for trabalhada da forma correta — poderá conquistar o público, garantindo para o negócio uma excelente posição no mercado.
E para os investidores, um aumento nos seus rendimentos.
Esse potencial é ainda maior caso a ideia desenvolvida pela empresa seja considerada como uma inovação disruptiva, pois, ao mudar aquele mercado de consumo, a startup também ficará conhecida.
Dessa forma, será mais tranquilo manter uma boa posição entre a concorrência.
Enfim, de modo geral, as blue chips são mais adequadas para quem deseja rendimentos estáveis, enquanto as startups são ótimas para quem deseja arriscar e conseguir um ótimo retorno financeiro.
Principais blue chips da bolsa de valores
O Brasil possui várias blue chips consolidadas, que oferecem aos seus investidores todas as vantagens apresentadas acima. As principais são:
-
Petrobras (PETR4);
-
Vale (VALE3);
-
Ambev (ABEV3);
-
Itaú (ITUB4);
-
Bradesco (BBDC4);
-
Banco do Brasil (BBAS3).
No mercado internacional, se destacam:
-
Walmart (WALM34);
-
Coca-Cola (COCA34);
-
PepsiCo (PEPB34);
-
Unilever (ULEV34);
-
Johnson & Johnson (JNJB34).
E para descobrir quais são as ações consideradas blue chips, analise as características do ativo e os dados da Bolsa de Valores, do Ibovespa e dos levantamentos das ações mais negociadas.