IA para conversar: 5 ferramentas para você testar!

A IA para conversar está cada vez mais presente em nosso dia a dia, facilitando atividades ou até mesmo servindo como um “ombro amigo”.

 

Inclusive, sua aplicação é tão ampla que a ferramenta pode tanto ser usada na esfera pessoal, como também profissional e até mesmo pelas empresas!

 

Neste artigo, vamos conhecer não apenas 5 exemplos dessa inteligência artificial, mas explorar o seu potencial e entender o que está por trás da tecnologia. Boa leitura!

 

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O que é uma IA para conversar?

 

A IA para conversar é um modelo de inteligência artificial que consegue simular diálogos humanos, interagindo em tempo real com o usuário. Seu objetivo é proporcionar uma experiência mais realista possível. 

 

Para isso acontecer, as ferramentas utilizam tecnologias como Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural, com as quais conseguem compreender as entradas de texto e fala e entregar uma interação quase humana.

 

Além de conversar, essas inteligências artificiais realizam diferentes atividades, se tornando cada vez mais úteis para a rotina das pessoas e até mesmo das empresas.

 

IA para conversar: pessoa usando inteligência artificial para falar

 

Como a IA para conversar funciona?

 

A IA para conversar é baseada no Processamento de Linguagem Natural (PLN), no Machine Learning (ML) e em grandes volumes de dados. Com essa combinação, as ferramentas conseguem entender e processar a linguagem humana.

 

Mais do que isso: se tornam capazes de imitar essa habilidade, interagindo com os usuários de maneira mais natural possível.

 

Vamos entender o papel dessas principais tecnologias na IA para conversar:

 

  • Com o Machine Learning a inteligência artificial vai se aprimorando com o tempo, aprendendo os padrões de comportamento do usuário e usando esses dados para melhorar a qualidade das suas respostas. Quanto mais você usar, melhor será a ferramenta;

 

  • O Processamento de Linguagem Natural é responsável pela análise de linguagem, atuando em conjunto com o Machine Learning. O PLN é dividido em quatro etapas, sendo: geração de input, análise de input, geração e output e aprendizado por reforço.

 

A partir da combinação dessas tecnologias, os usuários conseguem interagir tranquilamente com as inteligências artificiais, adotando-as em diferentes setores da sua vida: tanto pessoal, como também profissional.

 

Para que serve essa inteligência artificial?

 

As funções de uma IA para conversar podem ser aproveitadas na esfera pessoal — como as famosas assistentes virtuais inteligentes — ou também pelas empresas, otimizando, por exemplo, o atendimento ao cliente.

 

Conheça abaixo suas principais aplicações e entenda como adotar essa ferramenta na sua rotina pessoal ou do seu negócio:

 

Aplicações pessoais da IA para conversar

 

Em sua rotina pessoa, essa inteligência artificial pode ser usada da seguinte forma:

 

  • Automação de dispositivos inteligentes: como luzes, interruptores, aspiradores de pó, cortinas, fechaduras e entre muitos outros;

  • Assistentes virtuais: lembram compromissos importantes, fazem lista de compras, definem alarmes e lembretes, atualizam informações diárias, fornecem dados básicos de saúde e entre muitas outras funções;

  • Aprendizado de idiomas: você pode conversar com a IA em diferentes idiomas, praticando a conversação em uma nova língua.

 

Além disso, algumas ferramentas são criadas realmente para simular uma conversa entre amigos, por exemplo. Portanto, essa tecnologia também pode ser usada para bater papo sobre diversos temas ou até mesmo para oferecer suporte emocional.

 

Será como se você tivesse uma inteligência artificial como amigo!

 

Aplicações empresariais da IA para conversar

 

No caso das empresas, essa ferramenta pode ser aplicada:

 

  • Atendimento ao cliente: chatbots fornecem suporte automatizado para clientes, solucionam problemas, respondem perguntas simples e encaminham informações quando necessário;

  • Gerenciamento de agenda: assim como na rotina pessoal, a IA pode ser usada para marcar e lembrar compromissos da empresa, organizar reuniões e gerenciar os calendários da equipe;

  • Processos de RH: treinamento de equipe, preparação para entrevistas ou discursos, processos de integração e entre outras atividades que podem ser automatizadas com a tecnologia.

 

Existem inúmeras outras maneiras de aplicação da inteligência artificial nas empresas, as quais facilitam não apenas a rotina dos funcionários, como também dos clientes.

 

Inclusive, se aplicada da forma correta, essa tecnologia consegue melhorar a experiência proporcionada pelas empresas aos consumidores, garantindo uma imagem mais positiva no mercado.

 

5 exemplos de IA para conversar que você precisa testar

 

Agora que você já sabe como essa ferramenta pode ser usada, vamos conhecer abaixo alguns exemplos de ferramentas para testar: 

 

1. ChatGPT

 

O ChatGPT é uma das principais inteligências artificiais de conversação, conhecida também por ser multitarefas.

 

Além de interagir com os usuários de uma forma bastante realista — devido sua ampla base de dados e aprendizado prévio — a ferramenta também consegue realizar funções como: criar conteúdos, traduzir textos, fazer contas matemáticas e entre outras.

 

2. Replika

 

Essa é uma IA para conversar que simula uma conversa com um amigo, cuja personalidade pode ser customizável conforme o perfil buscado pelo usuário. 

 

Por conta da sua capacidade avançada de processar a linguagem natural, o Replika entrega uma experiência bastante realista, permitindo até mesmo que o usuário desenvolva uma conexão emocional com a ferramenta.

 

Além disso, o Replika possui um recurso de diário, onde você pode registrar seu dia, pensamentos, sentimentos e o que mais achar relevante para seu processo de reflexão pessoal.

 

3. IBM Watson Assistant

 

O Watson Assistant é uma IA para conversar desenvolvida pela IBM voltada, principalmente, para atender as indústrias e empresas de diferentes ramos.

 

Basicamente, suas funções promovem um atendimento mais eficiente aos clientes, a partir da resposta de perguntas frequentes e realização de tarefas específicas. A ferramenta pode ser personalizável conforme as necessidades da empresa.

 

4. Chai

 

Com essa ferramenta, você consegue criar “amigos virtuais” para conversar, garantindo interações bastante realistas.

 

Além disso, o Chai conta com cinco opções pré-definidas de personalidades e assuntos distintos, assim como diferentes modos, que variam do “amigável” ao “terror”.

 

O aplicativo pode ser acessado gratuitamente na versão web e nos dispositivos Android e iOS.

 

5. Character.AI

 

O Character.AI é mais uma opção de assistente virtual, mas que consegue interpretar as emoções apresentadas pelo usuário durante as interações. 

 

Devido a sua capacidade de oferecer insights e conselhos personalizados, a ferramenta pode ser usada tanto de forma pessoal, como também pelas empresas.

 

Você já usa alguma IA para conversar? Conta para gente qual e como essa tecnologia facilita sua rotina!

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