Assistente virtual de AI: o que é, como usar, exemplos e mais!

É até difícil encontrar alguém que nunca aproveitou as praticidades de uma assistente virtual de AI.

 

Até porque, essas ferramentas podem ser usadas tanto para tarefas simples, como também para as mais complexas, garantindo bastante agilidade para seu dia a dia — pessoal e profissional!

 

Venha conosco nesse conteúdo entender quais são essas aplicações e ainda conhecer exemplos de assistentes virtuais para você adotar. Boa leitura!

 

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

O que é assistente virtual de AI?

 

A assistente virtual de AI é um software programado para realizar algumas tarefas, fornecer suporte de forma automática e responder perguntas a partir da inteligência artificial (IA). Para acessá-la, basta estar conectado a internet!

 

Inclusive, essas ferramentas conseguem processar a linguagem natural, para compreender os comandos e oferecer respostas mais relevantes. A interação também é bastante humanizada, fazendo com que o usuário sinta como se estivesse falando com uma pessoa.

 

Assistente virtual de AI: imagem superior de uma alexa sobre uma mesa de madeira

 

Qual a diferença entre assistente virtual de AI e chatbots?

 

Os chatbots são ferramentas de conversação, impulsionadas por comandos de textos e seguem fluxos de conversa pré-programados — normalmente não entendem as respostas que fogem desses roteiros.

 

Por outro lado, o assistente virtual de AI é mais avançado, pode ser operado por comando de voz e devido sua tecnologia consegue responder perguntas e comandos mais complexos. 

 

Devido ao aprendizado de máquina, essas ferramentas também conseguem aprender com o tempo, se adaptando ao usuário e entregando um desempenho melhor, conforme for sendo usada.

 

Para que serve uma assistente virtual de AI?

 

A assistente virtual de AI possui diferentes aplicações, inclusive, podendo ser usada na rotina pessoal, como também por empresas.

 

Vamos conhecer abaixo suas principais formas de uso:

 

1. Assistência pessoal

 

Em sua rotina pessoal, a tecnologia pode ser usada para:

 

  • Agendar compromissos ou lembretes importantes;

  • Oferecer recomendações personalizadas de músicas, livros e mais;

  • Traduzir textos ou falas em diferentes idiomas;

  • Acompanhar os níveis de atividades físicas e a saúde no geral;

  • Criar alarmes, ativar cronômetros e temporizadores;

  • Ouvir notícias do dia e atualizações climáticas;

  • Fazer pesquisas na internet;

  • Facilitar o aprendizado com a resposta de perguntas sobre os variados assuntos.

 

De modo geral, a assistente virtual de AI consegue facilitar várias atividades cotidianas, impedindo que uma pessoa precise interromper uma tarefa importante, por exemplo, para agendar uma consulta médica que esqueceu de anotar.

 

Além disso, dependendo da ferramenta usada, você poderá ter acesso a outras funções, que garantem uma experiência ainda mais completa.

 

2. Automação residencial

 

Outra função bastante aproveitada da assistente virtual de AI é o controle de aparelhos inteligentes, que possibilitam a automação completa de uma residência.

 

Com uma ferramenta certa, você pode controlar:

 

  • Televisão;

  • Luzes;

  • Tomadas;

  • Interruptores;

  • Cortinas;

  • Sistemas de segurança;

  • Aspiradores de pó;

  • Eletrodomésticos.

 

Além disso, você consegue criar rotinas, garantindo que os comandos sejam realizados de forma programada e automática, sem depender dos seus comandos.

 

Uma casa inteligente também pode ser monitorada a distância, assim, os moradores conseguem acompanhar a segurança e integridade do local enquanto estão no trabalho ou durante uma viagem, por exemplo.

 

3. Otimização de processos empresariais

 

Além de facilitar sua rotina pessoal, saiba que existem ferramentas de assistente virtual de AI voltadas para a otimização dos processos realizados pelas empresas.

 

Dessa forma, você encontra tecnologias capazes de realizar:

 

  • Análise de dados em alta velocidade, permitindo uma tomada de decisões mais assertiva;

  • Interações com os clientes, que ajudam a melhorar a relação da sua empresa com o público;

  • Análise preditiva de tendências e resultados futuros da empresa com base em dados históricos;

  • Automatização de tarefas repetitivas, como processamento de documentos ou cadastramento de dados.

 

5 exemplos de assistente virtual de AI para você testar

 

Não importa se é para sua rotina pessoal ou vida profissional: você com certeza precisa de uma assistente virtual de AI.

 

Para garantir que faça a escolha certa, separamos as mais completas e conhecidas atualmente:

 

1. ChatGPT

 

O ChatGPT ganhou uma nova atualização que deixou a IA ainda mais completa — inclusive, você pode acessá-la a partir de um aplicativo, disponível para iOS e Android.

 

Com comandos de voz, é possível receber respostas, orientações e tradução de conteúdos de forma rápida e bastante eficiente.

 

Além disso, o GPT-4.o consegue analisar imagens, permitindo conversas mais interativas e humanizadas. O usuário também pode usar esse recurso, por exemplo, para traduzir textos ou solucionar questões matemáticas — como demonstrado em um dos seus testes.

 

2. Google Assistente

 

O Google Assistente se destaca um pouco mais no quesito assistente virtual de AI, não apenas por fazer sucesso desde o seu lançamento, como também por poder se acessado do smartphone, auto-falante e televisão.

 

A ferramenta também pode ser integrada com outros aplicativos, como YouTube, Spotify, Netflix e muito mais. 

 

3. Alexa

 

Assim como o Google Assistente, a Alexa também pode ser acessada pelo aplicativo no smartphone ou por meio de auto falante (Echo Dot) ou no fone de ouvido (Echo Buds)!

 

Independente do aparelho, saiba que a ferramenta consegue reproduzir músicas, montar listas de tarefas, oferecer atualizações de notícias e dados meteorológicos, ligar aparelhos e muitos mais.

 

4. Siri

 

Essa é a assistente virtual de AI da Apple, isso significa que apenas funciona nos aparelhos da marca, como iPhone, iPad, iMac e entre outros.

 

Com a Siri, os usuários conseguem configurar alarmes, controlar aparelhos inteligentes adicionados no aplicativo Casa, enviar mensagens e muitas outras tarefas que facilitam bastante sua rotina.

 

5. Otter.ai 

 

Para as empresas, temos o Otter.ai, uma assistente virtual de AI que grava os áudios de reuniões, faz anotações e gera resumos automáticos das conversas tidas durante os encontros.

 

Além disso, a ferramenta transcreve todo o áudio da chamada, captura e insere slides automaticamente nas anotações da reunião e pode ser conectado ao Google e ao Microsoft Calendar.

 

Já sabe qual assistente virtual de AI você vai querer adotar? Compartilhe esse post com alguém que também precisa de uma!

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário