Deck pitch: o que é, como fazer e 7 exemplos incríveis 

Imagine mudar o futuro da sua empresa com apenas uma apresentação? Com o pitch deck é possível!

 

Essa ferramenta ajuda os empreendedores a convencer investidores do grande potencial que sua ideia oferece — conquistando os recursos necessários para o crescimento do negócio.

 

Aprenda como fazer um deck pitch profissional! Continue lendo esse conteúdo…

 

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O que é um pitch deck?

 

O pitch deck é um modelo de apresentação utilizado pelos empreendedores para conquistar investidores.

 

Através dessa estratégia, é possível apresentar um resumo do seu negócio, assim como as principais informações sobre a ideia desenvolvida — tudo de uma forma persuasiva e dinâmica, prendendo a atenção do investidor.

 

E claro: com o pitch deck sua empresa deve mostrar o potencial de retorno que a solução poderá oferecer!

 

Por um lado, essa simples apresentação pode abrir várias portas para a empresa, afinal, é capaz de atrair a atenção de investidores e proporcionar uma grande injeção de caixa para o crescimento do negócio. 

 

Por outro, quando não for realizado da forma correta, o pitch deck pode fechar as portas, pois um investidor anjo consegue identificar rapidamente gargalos referentes à empresa na sua apresentação. 

 

No entanto, não se preocupe! Vamos te ensinar como fazer um pitch deck incrível!

 

O que precisa ter em um deck?

 

O principal objetivo do pitch deck é mostrar para os investidores em potencial a ideia por trás do seu negócio.

 

Portanto, esse deve ser o conteúdo da apresentação.

 

Faça resumos sobre a empresa, soluções e seus objetivos comerciais

 

Além disso, inclua nessa apresentação elementos sobre a história do negócio ou até mesmo a origem da necessidade que seu produto satisfaz — tornando o pitch mais interessante.

 

Outras informações que não podem faltar são:

 

  • Descrição do papel da equipe no desenvolvimento da ideia;

  • O problema que sua solução é capaz de resolver;

  • As vantagens desse produto para o consumidor e para o mercado;

  • Mais informações sobre a solução;

  • Estratégias de marketing que podem ser utilizadas para divulgar a ideia.

 

E demais informações que você acredite serem pertinentes para convencer o investidor a apoiar seu produto.

 

 

Como fazer um pitch deck inesquecível? 

 

pitch deck - apresentação

Ainda que seja uma apresentação simples, o pitch deck pode mudar completamente o rumo da sua empresa! Então, você precisa prepará-la com cuidado. 

 

Veja como fazer:

 

Comece falando sobre o problema 

 

Todo negócio parte de um problema, certo?

 

Por isso, você precisa começar sua apresentação mostrando para o investidor o desafio que sua empresa está tentando encarar.

 

Não esqueça de incluir nessa introdução qual o público mais impactado por esse problema, bem como o impacto disso em sua vida.

 

De preferência, traga dados que ilustram esse desafio!

 

Apresente sua solução

 

Uma vez apresentado o problema, está na hora de explicar a sua solução para ele. 

 

Nesta parte, cabe a você apresentar mais informações sobre o seu negócio, assim como a missão, valor e visão da empresa. 

 

Além disso, fale sobre o seu produto e qual é a proposta de valor dele. Se possível, use técnicas de storytelling para produzir ainda mais conexão na sua apresentação.

 

Explique seu modelo de negócio

 

Enquanto na etapa anterior do seu pitch deck você explica mais sobre o que é a solução, nesse momento você deve focar em como a empresa funciona — ou seja, como o negócio ganha dinheiro

 

Indique também como esse modelo é sustentável com o tempo. 

 

Contextualize com o seu mercado

 

Você está inserido em qual nicho? Como ele anda? Está em ascensão ou queda? Como você vai impactar esse mercado? Quem são os seus maiores concorrentes?

 

Essas são apenas algumas questões que você precisa abordar nesta parte.

 

Mostre a equipe

 

Quem sustenta uma empresa são as pessoas

 

Por isso, não deixe de apresentar os colaboradores mais importantes do seu negócio e como as suas competências farão o empreendimento ir para frente!

 

Prove sua capacidade

 

Um investidor quer saber, sobretudo, de resultados

 

Ou seja, se a empresa realmente consegue cumprir o que promete — e para isso você precisa apresentar dados. 

 

Mostre o quanto o negócio evoluiu com o tempo e quais foram os resultados gerados. 

 

Além disso, para trazer mais veracidade ao seu discurso, inclua feedbacks de clientes sobre a solução.

 

Lembre-se: seja sempre transparente quanto aos resultados. 

 

Capriche na identidade visual

 

O visual da apresentação pode não ser o mais importante, mas, sem dúvidas, faz diferença.

 

Afinal, uma boa identidade visual chama mais a atenção dos investidores e demonstra cuidado.

 

Trouxemos algumas dicas de design que podem te ajudar:

  • Evite colocar muita informação em cada slide; 

  • Use fontes legíveis e cores que transmitem a identidade da sua empresa;

  • Utilize sites como Canva e Google Apresentações para montar slides magníficos sem gastar nada;

  • Aposte em imagens e ilustrações de alta resolução; 

  • Varie os layouts.

 

Exemplos de pitch deck de grandes marcas

 

Por que não aprender com os melhores?

 

Veja alguns exemplos de pitch deck que ficaram bem conhecidos e entenda o porquê:

 

Uber

 

É difícil encontrar uma pessoa com smartphone que não tenha o aplicativo da Uber instalado — ou de pelo menos um de seus concorrentes. 

 

Mas será que você conseguiria dizer que a empresa viria a se tornar uma das maiores do mundo com seu primeiro pitch deck? 

 

Airbnb

 

Ao analisar a apresentação da Airbnb, maior locadora de imóveis do mundo, ficamos impressionados não com o seu tamanho, mas com sua simplicidade. 

 

Qualquer pessoa consegue olhar e entender do que se trata a marca. 

 

Buzzfeed

 

Imagine arrecadar U$ 240 milhões em uma rodada de investimento com um pitch deck? 

 

Foi isso que a Buzzfeed, empresa norte-americana de mídia de notícias, conseguiu com a sua apresentação!

 

Facebook

 

Com mais de 2,91 bilhões de usuários, a rede social mais famosa do mundo começou a crescer após conseguir um investimento de 500 mil dólares.

 

Para isso, o fundador da empresa utilizou um modelo clássico de pitch deck. 

 

LinkedIn

 

Outra rede social que conquistou investidores com o pitch deck foi o LinkedIn.

 

Além de uma proposta diferente, voltada para um público corporativo, a empresa também construiu uma excelente apresentação, capaz de atrair investidores por muitos anos.

 

Buffer

 

Focando na transparência dos dados, alinhados com a realidade do mercado e suas propostas, a plataforma de agendamento em redes sociais arrecadou quase 500 mil dólares!

 

Moz

 

Conhecido entre os profissionais de inbound marketing, o Moz criou um pitch deck cheio de dados, mas sem deixar a diversão e criatividade de lado.

 

Com essa apresentação, o software conseguiu levantar mais de U$30 milhões em investimentos.

 

Se você fosse começar o seu deck pitch agora, qual seria sua referência?

 

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