Como calcular o ROI da sua startup: passo a passo + exemplo!

Ainda não sabe como calcular o ROI?

 

Além de analisar os lucros gerados por determinado investimento, para uma empresa compreender de forma efetiva se determinada ação é vantajosa, é preciso fazer o cálculo do ROI.

 

Assim, será possível analisar se os retornos obtidos foram realmente vantajosos e se determinado investimento vale a pena — ou se merece ser retirado do seu plano de ação.

 

Enfim, continue conosco nesse conteúdo para aprender como calcular o ROI do seu negócio. Aproveite a leitura!

 

teste o nível de maturidade do seu negócio

Clique na imagem para fazer o teste de maturidade de startups, ou aqui.

 

Leia também: Tração: como funciona a fase de transformar a startup em uma empresa?

Leia também: TAM SAM SOM: aprenda a calcular o tamanho do seu mercado

 

O que é ROI?

 

O Retorno Sobre Investimento (Return Over Investment, em inglês) é uma métrica financeira utilizada para medir o resultado proporcionado por determinado investimento. Então, o ROI pode ser tanto negativo como positivo.

 

Caso seja negativo, significa que aquele investimento gerou prejuízos. Por outro lado, quando o ROI é positivo, significa que sua empresa lucrou.

 

Assim, é através desta métrica que uma startup consegue mensurar o impacto financeiro gerado por determinado investimento — tanto estratégico, como também da área de marketing.

 

Qual a importância do cálculo do ROI?

 

Quando calculado da forma certa, o ROI proporciona aos gestores excelentes insights sobre os investimentos realizados, garantindo que o negócio apenas disponha seus recursos para estratégias que dão realmente resultados.

 

Desde investimentos grandes até simples ações de marketing (como o tráfego pago) o ROI pode fornecer a resposta primordial para qualquer decisão em uma empresa: se aquela estratégia gera ou não resultado. 

 

Além de otimizar os processos de tomada de decisão, o ROI também proporciona esses benefícios:

  • Auxilia na criação de um plano de ação;

  • Potencializa os lucros da empresa;

  • Permite a mensuração estratégica dos resultados;

  • Funciona como métrica para acompanhamento da evolução do negócio.

 

Como calcular o ROI

 

O cálculo do ROI é até simples, desde que o empreendedor reúna as informações necessárias para colocá-lo em prática. 

 

De modo geral, você deve utilizar essa fórmula:

ROI = (Receita - Custo)/Investimento x 100%

 

Para garantir que sua tomada de decisão seja realmente otimizada pela análise dos resultados do ROI, entenda melhor abaixo o que significa cada uma das variáveis do cálculo:

 

Receita

 

A primeira variável que você deve inserir ao calcular o ROI é a receita, ou seja, todo valor gerado por aquele investimento. Então, não adicione a esse valor os recebimentos totais do seu caixa, dado que nem todos terão sido originados por aquela ação.

 

Custos

 

Ao realizar o investimento, sua empresa teve algum custo. Esse valor investido deve ser adicionado também em sua fórmula, nos dois espaços apresentados acima.

 

Quando for somar os custos, considere todos os gastos que seu negócio teve para colocar em prática aquele investimento — desde os custos diretos até os indiretos, como a mão de obra.

 

Lucro

 

Para descobrir os lucros que você obteve (ou não) com determinado investimento, faça apenas a subtração dos custos sobre a receita gerada por aquela estratégia. 

 

Como calcular o ROI: mulher segurando moedas enquanto coloca outra no cofrinho brancoExemplo prático de como calcular o ROI

 

Para você entender de uma vez como calcular o ROI, vamos montar um exemplo fictício de investimento.

 

Imagine que sua empresa realizou um evento para divulgação de um novo produto, sendo que todos os custos gerados por esse evento totalizaram R$ 100 mil.

 

Em contrapartida, durante o lançamento a empresa conseguiu um retorno de R$ 150 mil, que foram gerados apenas com os esforços daquele evento, sem envolver outras estratégias de divulgação.

 

Nessa situação, o ROI desse investimento foi de:

ROI = (Receita - Custo)/Investimento x 100

ROI = (150.000,00  - 100.000,00)/100.000,00 x 100

ROI = 0,5 x 100 (%)

ROI = 50%

 

Assim, o retorno total desse investimento superou os custos que sua empresa teve, indicando que essa ação foi totalmente benéfica e positiva.

 

Agora, imagine que esse evento gerou apenas R$ 50 mil de retorno financeiro. Nesse caso, o cálculo do ROI resultaria em -50%, indicando que aquele investimento foi inviável.

 

Dessa forma, quando sua empresa desejar lançar novamente um produto, devido aos resultados obtidos durante essa ação, será mais aconselhável procurar outra estratégia.

 

Entendeu a importância de aprender como calcular o ROI? Agora, coloque em prática o conhecimento adquirido acima e garanta para sua tomada de decisões este indicador tão importante!

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário