Inovação na construção civil: tendências 2021

2020 não foi um ano fácil para a maioria dos setores, inclusive para a construção. Como o segmento usou a inovação na construção civil para driblar esse período difícil?

 

Mas, mesmo em meio à toda turbulência que vivenciamos, o setor continua apresentando tendências efetivas e ferramentas que podem tornar o mercado mais dinâmico e produtivo.

 

Clique na imagem acessar o Açolab podcast, ou aqui.


Conheça: As tendências da indústria 4.0 que pegaram no Brasil

Assista: Açolab Talks - Inovação na construção civil

 

A construção civil no Brasil

 

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a cadeia produtiva da construção chega a 60% do PIB.

 

E a cada R$1 milhão de investimento no setor é capaz de gerar 7,6 empregos diretos e 11,4 empregos indiretos, injetando uma renda adicional na economia de cerca de R$ 264 mil.

 

Dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, a Construção Civil, em 2020, foi o setor que mais gerou novas vagas com carteira assinada no país.

 

No total, foram contabilizados 112.174 novos postos de trabalho formais no setor.

 

Os desafios são grandes, mas as perspectivas de mercado de curto e médio prazo permanecem positivas. Por isso, reunimos as principais tendências para a construção civil em 2021, apontadas por pesquisas e instituições da área.

 

Inovação na construção civil

 

A inovação na construção civil ditou as tendências do setor em 2021.

 

Cidades inteligentes

 

As cidades inteligentes são o futuro da nossa vida urbana. Cidades inteligentes são aquelas que otimizam a utilização dos recursos para servir melhor os cidadãos.

 

Isso vale para a mobilidade, a energia ou para qualquer serviço necessário à vida das pessoas.

 

Building Information Modeling – BIM

 

Outra tendência apontada pelas pesquisas é o BIM, um conjunto de processos que agregam informações acerca não só do método de construção, mas de tudo que influencia para que ele ocorra, como o planejamento, a construção, o canteiro de obras e seu funcionamento, entre outros. 

 

Sustentabilidade

 

A sustentabilidade já faz parte da construção civil e ganha ainda mais força neste ano. Vale lembrar que essa tendência não se limita ao uso mais eficiente de recursos dentro de uma obra, ela engloba valores e princípios de empresas, fornecedores e clientes.

 

Construção modular

 

Nós sabemos que a construção modular não é totalmente novidade e tem ganhado força nos últimos tempos com a Indústria 4.0, principalmente com a procura por projetos mais práticos e rápidos.

 

Futuro da construção

 

O que a ArcelorMittal pode te oferecer?

 

A expertise da ArcelorMittal, no Brasil e no mundo, contribui de diversas maneiras para o desenvolvimento da inovação na construção civil.

 

Aliás, falar em inovação é algo natural para a gente, visto que muitos dos nossos projetos são pensados dentro dessa premissa.

 

“Qualquer setor precisa estar atento à inovação. A construção civil, que por muito tempo ficou marcada pela baixa evolução de seus processos, vive hoje uma realidade de transformação. E a gente sempre atuou nesse sentido, trazendo o conceito de codesenvolvimento de soluções e métodos inovadores de aplicação do aço”, conta Rodrigo Montezuma, BP de Inovação do Açolab.

 

A Engenharia Inovação, criada em parceria com a Impacto, aplica a metodologia BIM e visa desenvolver soluções construtivas inovadoras garantindo maior produtividade e eficiência no canteiro de obras, principalmente sua industrialização.

 

Vale a pena ressaltar, que todo o trabalho é elaborado em conjunto com clientes e projetistas, deixando os projetos mais viáveis e adequados à realidade de quem vai usufruir da construção.

 

Dentro do quesito inovação e buscando ações integradas, a ArcelorMittal desenvolveu o steligence, uma metodologia baseada na ciência, com evidências robustas de sua eficácia.

 

Espaço de escritório mais flexível, fundações mais leves, velocidade de construção e custo propriedade reduzido são alguns dos seus benefícios.

 

Dentro da perspectiva da nova construção modular, o steligence oferece opções de fundações mais leves.

 

As soluções de fundações de aço, com menos da metade do peso de estruturas equivalentes, podem resultar em uma boa economia nos custos.

 

E mais do que isso, o steligence atua também ao longo da vida útil da construção, com a redução de outros custos, como de energia, por exemplo.

 

“O objetivo da ArcelorMittal ao desenvolver essa metodologia foi contribuir com edificações mais inteligentes e sustentáveis, não só na etapa de construção, mas também no seu período de uso até a demolição. O Steligence tem como alvos, dentre outros, uso mais racional de recursos, o aumento da segurança durante a obra, a redução do gasto energético da edificação, melhor proteção contra incêndios e maiores flexibilidade e otimização arquitetônicas”, explica Rodrigo Montezuma.

 

Não podemos esquecer da cátedra “ArcelorMittal Construindo o amanhã”, feita em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que visa aumentar a industrialização e produtividade da construção civil, por meio da inovação e sustentabilidade em toda a cadeia do segmento de construção, promovendo reflexões, pesquisas, atividades, formação de profissionais e a atração de novos talentos para o mercado.

 

Uma das primeiras iniciativas do convênio será materializada com a construção do novo prédio do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) na Cidade Universitária, um espaço para demonstrar, testar e otimizar, em condições reais de uso, a eficácia de diferentes soluções construtivas antes que sejam comercializadas.

 

E como a Açolab não para e está sempre em busca de inovação, novos projetos com startups alinhadas a estas tendências que estão em andamento. 2021 promete muitas novidades.

 

Gostou de conhecer as novas tendências? Quer se atualizar sobre inovação na construção civil? Acompanhe o nosso blog e nossas redes sociais.

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário