Irã x Israel: entenda como o conflito pode afetar o mundo

A escalada do conflito no Oriente Médio, especialmente com o impasse eclodido recentemente entre Irã x Israel, preocupa o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

 

Ainda que as defesas aéreas de Israel, com o apoio dos militares dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Jordânia, tenham interceptado 99% dos mais de 300 drones e mísseis lançados, esse ataque trará novas implicações ao cenário.

 

Inclusive, mesmo com esses esforços, um pequeno número de mísseis balísticos conseguiu atingir o território israelita.

 

Irã x Israel: bandeira dos países lado a lado

 

Irã x Israel: qual foi a origem desse ataque?

 

O conflito entre Irã x Israel explodiu após o primeiro país lançar um ataque em resposta a um bombardeamento de Israel contra uma instalação diplomática iraniana em Damasco no início desse mês, que causou a morte de sete oficiais do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica.

 

A resposta dada pelo Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei, a esses assassinatos foi de que o “regime sionista será punido”.

 

Além disso, dependendo de como o conflito entre Irã x Israel avance, os países podem correr o risco de transformar a sua guerra paralela de anos num conflito regional aberto.

 

Especialistas até apontam que, diferente do que defendido inicialmente, o ataque realizado não foi simbólico, mas uma estratégia do Irã para sobrecarregar as defesas aéreas de Israel, sendo uma resposta maior e mais poderosa do que imaginado pelos israelenses.

 

Contudo, outros acreditam que devido aos efeitos letais pequenos do ataque, Israel se limitou a atacar instalações ou o pessoal iraniano sem lançar um ataque completo.

 

Mesmo assim, é esperado uma resposta, especialmente por ter sido a primeira vez que a República Islâmica ataca diretamente o Estado Judeu.

 

O Irã já alertou Israel e seus aliados de que, se fossem retaliados, lançariam um ataque ainda maior contra o país.

 

Irã x Israel: quais países podem se unir ao Estado Israelense?

 

O próximo passo de Israel ainda é incerto e está nas mãos do gabinete de guerra do país, que precisa considerar todos os fatores envolvidos, incluindo o risco de agravar o conflito na região e colocar em cheque o apoio dos seus aliados, especialmente os Estados Unidos.

 

O país norte-americano até já se posicionou em relação ao conflito entre Irã x Israel, informando que contribuiria para proteger a segurança de Israel, mas autoridades americanas alertaram que não colaboraram com nenhum contra-ataque israelense contra o outro país.

 

No entanto, essa ação sem precedentes do Irã poderia unir alguns estados árabes sunitas contra ele, principalmente porque seus ataques violaram espaços aéreos desses países, como a Jordânia, que prontamente prestou apoio a Israel nessa ocasião.

 

E você? O que espera para o futuro do conflito entre Irã x Israel?

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário