Inovação disruptiva: o que é, vantagens e exemplos!

A inovação disruptiva é um processo cujo foco é transformar o mercado!

 

Afinal, quando novas soluções (e mais acessíveis) são disponibilizadas para o consumidor, os antigos produtos ficam para trás e podem até ser deixados 100% de lado.

 

Para entender melhor a inovação disruptiva, continue lendo esse artigo! Aqui, você irá descobrir o conceito desse processo, suas vantagens e entender na prática como ele funciona.

 

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O que é Inovação Disruptiva?

 

Até 2014, quem desejava se transportar de carro para um determinado lugar possuía três opções: dirigir, pedir carona ou chamar um táxi.

 

No entanto, o cenário mudou com a chegada do Uber no país, aplicativo que possui a mesma solução dos táxis (transporte), mas de maneira mais simples e barata.

 

Inovação disruptiva: mão segurando uma lâmpada acessaE é justamente isso uma inovação disruptiva: produto, serviço ou tecnologia que visa apresentar novas soluções para um problema, ou simplesmente transformar uma solução já existente.

 

Além disso, esse modelo de inovação visa tornar acessíveis produtos que antes eram inviáveis para determinados grupos — aumentando o alcance da empresa.

 

O principal impacto da inovação disruptiva é a mudança do mercado, no qual a solução anterior perde espaço (e muitas vezes é extinta) pela nova.

 

De modo geral, foi isso que aconteceu com as empresas de táxis no Brasil, afinal, pesquisam apontam que 65% dos brasileiros preferem utilizar aplicativos de transporte.

 

Diferenças entre a Inovação Disruptiva e a Tradicional

 

O objetivo da inovação tradicional é otimizar um produto/serviço já existente, aumentando o seu preço e tempo de vida no mercado.

 

Ou seja, esse modelo visa aprimorar uma solução consolidada entre os compradores, fazendo com que o produto não perca seu espaço — como o IPhone e seus novos modelos anuais.

 

Em contrapartida, a inovação disruptiva, além de visar a criação de novas soluções, também tem como objetivo transformar o mercado de consumo daquele produto.

 

Vantagens de investir na Inovação Disruptiva

 

À primeira vista, a vantagem mais aparente da inovação disruptiva é para os consumidores, uma vez que são inseridos produtos e serviços que atentem suas necessidades no mercado. 

 

No entanto, esse modelo também reflete para as empresas diversos benefícios!

 

O primeiro deles é que a empresa passa a ter maior vantagem competitiva no mercado, afinal, possui um produto novo e que é capaz de alcançar grande quantidade de consumidores.

 

É como se a empresa criasse regras novas para o jogo, as quais somente ela possui o acesso (pelo menos, por determinado tempo), sendo essa uma excelente vantagem sobre as demais empresas do ramo.

 

Por exemplo, a Netflix soube aproveitar bastante a sua vantagem competitiva no início, conquistando muitos clientes, e agora, por mais que existam outras plataformas de streaming, ela consegue manter uma posição estável no mercado.

 

Outra vantagem de investir na inovação disruptiva é em relação à criação de novas oportunidades para o seu negócio, seja em relação ao público-alvo, como também aos produtos oferecidos pela empresa.

 

Com isso, surge uma nova vantagem: essa inovação agrega valor à empresa! Até porque, você terá levado o seu negócio a outro patamar, com maiores oportunidades de vendas e público consumidor elevado.

 

Exemplos de Inovação Disruptiva

 

Para você entender de uma vez por todas o que é inovação disruptiva, conheça exemplos reais de empresas que implementaram esse conceito.

 

Nubank

Inovação disruptiva: logo da Nubank

Retirado do site Nubank.com.br

 

O Nubank causou uma revolução no mercado financeiro brasileiro ao quebrar as principais barreiras de acesso ao crédito.

 

Para isso, a empresa passou a oferecer uma solução de crédito mais prática e fácil de conseguir, abrindo mão da anuidade abusiva cobrada pelos bancos e oferecendo atendimento de qualidade.

 

O resultado disso? Hoje o Nubank possui mais de 35 milhões de clientes no Brasil!

 

Airbnb

Inovação disruptiva: pessoa pesquisando uma acomodação no site da airbnb em um notebook

O Airbnb surgiu a partir de uma ideia criada por três jovens, que desejavam facilitar o acesso a hospedagens em todo mundo, intermediando o aluguel de quartos para turistas.

 

A empresa mudou o cenário hoteleiro e de turismo, ao apresentar novas oportunidades de hospedagem — mais baratas e que se adequassem melhor às necessidades dos viajantes.

 

Contudo, esse é um exemplo conturbado de inovação disruptiva, uma vez que sofreu algumas dificuldades para conseguir investidores, sem falar nos problemas com determinados mercados.

 

Por exemplo, os donos de imóveis em cidades turísticas perceberam ser mais vantajoso alugar a propriedade para turistas do que moradores, impactando negativamente o mercado imobiliário.

 

Netflix

Inovação disruptiva: televisão aberta na Netflix, mostrando o nome do aplicativo.

Quem é da época das locadoras de filmes consegue identificar facilmente a inovação disruptiva da Netflix.

 

A empresa revolucionou o mercado de entretenimento ao criar um sistema de streaming, no qual os clientes poderiam ter acesso a vários filmes no conforto de suas casas, a preços baixos.

 

Inclusive, o sucesso da Netflix foi tão grande que praticamente extinguiu as locadoras de filmes, mesmo aquelas consolidadas no mercado.

 

Vale destacar que a empresa não se contentou com a primeira inovação disruptiva! 

 

A Netflix surpreendeu novamente quando entrou para o mercado de produções cinematográficas, desenvolvendo filmes e séries que somente podem ser acessados em sua plataforma.

 

Percebeu como a inovação disruptiva pode mudar o mercado de consumo?

 

E se você deseja fazer parte desse grupo de empresas inovadoras, nossa dica é: pense fora da caixa!

 

Imagine formas de resolver determinado problema, que vão além do convencional — e não se esqueça de desenvolver ideias que visem a conveniência, simplicidade e baixo custo.

 

Afinal, a inovação disruptiva não precisa ser altamente complexa, basta que sejam adoradas pelo público. 

 

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