Como conseguir investidor para startup?

Deixa eu adivinhar, você teve uma ideia genial de startup, um negócio realmente inovador, mas agora precisa encontrar alguém que acredite na sua ideia, né? A pergunta: como conseguir investidor para startup, martela na sua cabeça?

 

Se a resposta for sim, você veio ao lugar certo. Vamos te dar várias dicas, e te ajudar nessa missão. Então fica com a gente, e anote nossos conselhos valiosos.

 

Clique na imagem para conhecer o Açolab Ventures (CVC da ArcelorMittal), ou aqui.

 

Leia também: Tipos de pitch mais usados pelas startups

Leia também: Lean startup - o que é e como usar

 

Quais tipos de investidores de startups?

 

Existem diferentes investidores para cada estágio que sua empresa está, investimento não é tudo igual. É importante você saber primeiro em que momento seu negócio se encontra, para a partir daí procurar investidores compatíveis com a realidade da sua empresa.

 

Saber a diferença entre os tipos de investimentos para cada momento da startup é fundamental. Por isso, separamos alguns tipos, para você ver qual se enquadra melhor no seu perfil.

 

Bootstrapping

Para aqueles que acompanham o mundo das startups, sabe que essa modalidade é o primeiro passo dos investimentos. Neste caso, o empreendedor, ou o grupo de empreendedores, tira dinheiro do próprio bolso para investir na empresa.

 

Sabia que praticamente todas as startups criadas começam com o sistema bootstrapping até conseguirem investimentos maiores?

 

Investimento-semente (Seed)

Este investidor é aquele que da fase inicial de implementação e organização de operações.

 

Normalmente, os investidores que optam por investir nesses negócios, são geralmente os próprios fundadores do negócio, utilizando recursos próprios ou capital emprestado de família e amigos.

 

Investidor-anjo

É o investimento efetuado por pessoas físicas com seu capital próprio em empresas nascentes com alto potencial de crescimento.

 

O Investidor-Anjo tem como objetivo aplicar em negócios com alto potencial de retorno. Investidor-anjo, sonho de todas startups? (charge do Açolab Ilustra).

 

Incubadoras

Para quem gosta de um modelo mais tradicional, a incubadora é uma boa opção. O investimento se dá a partir de um projeto ou uma empresa que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas.

 

O processo de incubação inclui ajuda desde a modelagem básica do negócio, as técnicas de apresentação, acesso a recursos de ensino superior e entre outros.

 

Aceleradoras

As aceleradoras podem ser vistas como um tipo mais moderno das incubadoras de empresas, porém ela tem uma metodologia mais complexa.

 

O processo para participar das aceleradoras é aberto, e estas geralmente procuram por startups consistindo de um time para apoiá-los financeiramente, oferecer consultoria, treinamento e participação em eventos durante um período específico, que pode ser de três a oito meses.

 

Em troca, as aceleradoras recebem uma participação acionária.

 

Venture Capital

Essa modalidade de investimento é utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, seu objetivo é ter as ações valorizadas para depois sair da operação.

 

Mas o risco se dá pela aposta em empresas cujo potencial de valorização é elevado e o retorno esperado é igual ao risco que os investidores querem correr.

 

O valor costuma ser muito maior que um seed, sendo de vários milhões.

 

Corporate Venture Capital

Com similaridade de estrutura e cifras com o Venture Capital, os Fundos de Corporate Venture Capital (CVC) estão se consolidando como estratégia de inserção das empresas tradicionais em segmentos dominados pelas startups.

 

O CVC é uma modalidade de investimentos de empresas consolidadas em startups emergentes e promissoras a fim de obter principalmente retorno estratégico.

 

A ArcelorMittal criou o primeiro fundo de CVC do Grupo no Brasil: o Açolab Ventures, que irá investir mais de R$ 100 milhões em startups e empresas da América Latica nos próximos quatro anos.

 

Venture Building

Esse modelo combina características das incubadoras, aceleradoras e venture capital. Ela fornece todo o planejamento estratégico, a captação de recursos financeiros e humanos e estrutura física.

 

Porém o objetivo de uma venture builder não é apenas criar um produto, mas construir um negócio. Geralmente a participação de uma venture builder numa startup é grande, chegando a até 80% da estrutura acionária na fase inicial.

 

É de suma importância você lembrar que investimento não é só dinheiro.

 

Junto com o investimento, vem o investidor. Dessa forma, é preciso ter afinidade quanto à visão do negócio, gestão, expectativas e, claro, personalidade. Tenha um grupo de apoiadores e não só de investidores para empresas.

 

Como conseguir investidor para startup?

 

como conseguir investidor para startup

 

Nós já te mostramos os tipos de investidores, mas agora precisamos entender como atraí-los. Existem alguns pontos comuns que influenciam todos eles e costumando dar match com a resposta de como conseguir investidor para startup.

 

Não importa quão inovadora, importante ou incrível seja a sua ideia, se você não estiver em mente com os pontos básicos que vamos lhe apresentar agora, as chances de atrair investidores serão menores.

 

Apresente sua ideia

Apresentar bem a sua startup como ela é hoje é muito importante. Por isso, elabore seu plano em uma apresentação visualmente bonita, com dados e números que mostrem a necessidade daquela empresa no mercado.

 

Porém cuidado para não colocar muitos textos e informações que desviem a atenção dos investidores.

 

E lembre-se de ter sempre a visão clara dos seus objetivos, propósito e missão, ter visão de futuro, de expansão e direções possíveis pode virar o jogo. Foco na missão.

 

Pitch

O que vale ter um plano de negócios bem estruturado, uma apresentação incrível e não ter um pequeno discurso que venda sua ideia de forma rápida, clara e objetiva?

 

Por isso construa um pitch potente, considerando os diferentes interlocutores e ocasiões possíveis. Ou seja, tenha as principais informações e argumentos na ponta da língua, tenha todas as informações necessárias sobre a empresa.

 

Nunca se sabe quando uma oportunidade pode cruzar seu caminho. Então estude e conheça bem o seu produto, público, mercado e concorrência.

 

Ninguém precisa saber tudo, mas tomar parte no universo em que sua startup se encontra é importante. Mostre seu comprometimento! Se ainda não está familiarizado com esse formato, leia: Prazer, Pitch: o que é e como fazer um.

 

Transparência

A total transparência é sem dúvida um dos tópicos mais importantes. Englobando tanto as informações para o investidor, como para o consumidor do seu produto ou serviço.

 

Portanto faça projeções financeiras do seu negócio: qual previsão de receita, custo para aquisição de clientes, números do mercado que você quer atuar.

 

Além disso, mostre qual é o ponto de equilíbrio da sua empresa, quando o prejuízo será zerado, e as receitas vão realmente pagar todos os custos e despesas. O investidor vai fazer questão de saber tudo isso.

 

A equipe

Além da ideia, os investidores estão interessados também na equipe que está por trás do seu negócio. A escolha da equipe tem um peso enorme no sucesso de uma empresa, especialmente em uma startup.

 

Logo os membros da startup precisam demonstrar que possuem as habilidades chaves e necessárias para executar com perfeição o plano de negócios.

 

Portanto, ter um co-fundador ou sócio que o represente totalmente e colaboradores que se dediquem inteiramente ao empreendimento é determinante para alguns investidores.

 

Timing

Entenda se é o momento ideal para receber um investimento. Em inglês, o termo usado para este momento é investment ready. Mas, como saber se sua startup está pronta para receber investimento?

 

Essa definição requer análise do negócio como um todo. Situação geral, previsões, clareza quanto ao destino do investimento, análise de retorno sobre esse investimento (ROI), viabilidade de arcar com as condições propostas pelo investidor, entre outras.

 

Agora você tem as melhores dicas para atrair investidores para sua startup. Estude, foque no seu objetivo e siga nossas dicas, tudo fica mais simples se a empresa está em ordem.

 

Qual sua principal dúvida nessa busca por investimento? Qual seria sua resposta para como conseguir investidor para startup depois da leitura?

 

Adicionar um comentário


Comentários